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EPSJV realiza etapa nacional da Pesquisa Multicêntrica

Escola Politécnica coordenou, nos dias 19 a 21 de junho, a etapa nacional da Pesquisa Multicêntrica, que tem como tema a formação dos trabalhadores técnicos em saúde em países integrantes da RETS
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 29/06/2018 13h49 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) coordenou, nos dias 19 a 21 de junho, a etapa nacional da Pesquisa Multicêntrica, que tem como tema ‘A formação dos trabalhadores técnicos em saúde em diversos países integrantes da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS)’. A etapa teve o objetivo de mapear o número de cursos, habilitações profissionais, instituições ofertantes, vagas, matrículas e concluintes da educação de técnicos em saúde no Brasil, além de identificar as diretrizes teórico-metodológicas e as bases materiais da organização e desenvolvimento curricular da educação profissional em saúde. O encontro reuniu representantes do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso e Acre, além de pesquisadores da Escola Politécnica e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Segundo a coordenadora executiva da pesquisa, Ingrid Freire, que também é coordenadora de Cooperação Internacional da EPSJV, , a oficina contemplou o compartilhamento do relatório que cada participante fez do panorama da formação de técnicos em saúde em alguns estados do país. “Nós, profissionais da Escola Politécnica, junto com algumas instituições do país que manifestaram interesse em participar, assumimos a análise de alguns estados, mas eles não representam a totalidade dos estados brasileiros”, salientou. Ingrid destacou também que a etapa internacional da pesquisa está suspensa temporariamente por diversos motivos, como falta de orçamento da Escola Politécnica e pela suspensão das atividades da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Na oficina, os participantes foram divididos em três grupos. Dentro desses grupos, cada participante apresentou os resultados dos estados que foram pesquisados através dos relatórios estaduais que eles construíram. Em seguida, todos os participantes se reuniram novamente para compartilhar a relatoria de cada grupo. “No contexto nacional, um dos retratos que começamos a configurar é que o curso de enfermagem é um curso evidente no cenário da formação profissional em saúde, por instituições privadas, na modalidade subsequente”, destacou André Feitosa, coordenador da pesquisa e professor-pesquisador da EPSJV.

De acordo com André, ao final da oficina, os pesquisadores avaliaram que momentos como esse são necessários para organizar a visão e estabelecer um foco sobre o objeto da pesquisa. “Eles destacaram também a importância de fazer pactuações para dar sequência ao estudo”, acrescentou. Ingrid ressaltou a relevância da formação de quadros de pesquisa. “Percebemos a criação de uma rede de pesquisa, que se evidencia pelo protagonismo dessas instituições que estiveram aqui em relação ao tratamento analítico dos dados de cada estado. São instituições que, ao assumirem a pesquisa, estão se apropriando do debate da educação profissional em saúde que é tão relevante para nós”, ressaltou a pesquisadora.

Como resultado da pesquisa, está prevista a produção de uma publicação que expresse a realidade de formação dos trabalhadores técnicos em saúde no âmbito nacional, regional e nos estados. Estão previstos ainda mais dois encontros da equipe da pesquisa - uma nova oficina, no dia 24 de julho, durante o pré-Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e uma outra oficina, ainda sem data definida, para discutir a publicação.

Pesquisa

A Pesquisa Multicêntrica, que é uma das ações previstas no Plano de Trabalho da RETS (2014-2017), tem como objetivo identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros da RETS, visando o aprimoramento da educação de técnicos em saúde e o fortalecimento dos respectivos sistemas públicos nacionais de saúde.

A pesquisa se enquadra no objetivo da RETS de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos que possam apoiar a elaboração de políticas, programas, planos e projetos de cooperação internacional, bem como fortalecer os sistemas nacionais de saúde. A pesquisa teve uma chamada pública divulgada em 2015 e 24 instituições formadoras de diversos países - Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai - se inscreveram para participar do projeto.

A Pesquisa Multicêntrica é baseada no Projeto Mercosul, coordenado pela EPSJV entre 2008 a 2010, e que reuniu instituições formadoras da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.