Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV recebe 30ª Reunião Anual de Iniciação Científica

No evento, será lançado o Caderno de Resumos, que reúne as monografias dos estudantes dos cursos de Análises Clínicas, Biotecnologia e Gerência em Saúde
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 29/11/2022 11h01 - Atualizado em 29/11/2022 13h16

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promove, no dia 1º de dezembro, a etapa da unidade na 30ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fiocruz, que apresenta e divulga trabalhos de iniciação científica de alunos e ex-alunos do Ensino Médio da EPSJV.

Programação

A abertura do evento contará com a presença da coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz, Maria de Fatima Diniz Baptista; da vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, Monica Vieira; e da representante da Coordenação do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC) da EPSJV, Fernanda Bottino. 

Em seguida, acontecerá a mesa ‘Iniciação científica e juventude periférica no Brasil: construindo projetos de vida’, com a participação das egressas de 2021, Luísa Souza, Manuela Machado e Taís Paixão, e com os palestrantes Marina Maria, ex-aluna da EPSJV e jornalista do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e André Luiz Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz.

Na parte da tarde do evento, haverá apresentação de monografias dos estudantes do 4º ano do Ensino Médio e de alguns egressos de 2021. “Após dois anos de apresentações no formato remoto, para nós, é uma alegria muito grande podermos voltar a ver o pátio cheio, com os estudantes apresentando os seus trabalhos de conclusão de curso e celebrando a ciência. É um momento muito rico, de troca de saberes e vivências”, destaca a professora-pesquisadora da EPSJV e coordenadora da habilitação de Biotecnologia, Fernanda Bottino.

Segundo a professora-pesquisadora Flavia Coelho, que coordena a habilitação de Análises Clínicas, os alunos passam pela disciplina Metodologia de Pesquisa no 3º ano do ensino médio, com a escolha do tema para a elaboração do pré-projeto, e no 4º ano, têm o compromisso de qualificar seus projetos e desenvolverem seus textos monográficos, culminando com a defesa da monografia. “Com a Raic acontecendo no final do ano, o aluno tem a oportunidade de apresentar seu trabalho já finalizado. Esse é um evento em que os estudantes têm orgulho de participar e de apresentar seus trabalhos para os colegas e professores. Com essa divulgação, eles se percebem, muitas vezes, como pesquisadores em início de formação, experiência essa que levarão para toda a sua vida acadêmica”, ressalta Flávia.

Caderno de resumos

No evento, será lançado o Caderno de Resumos, que reúne as monografias dos estudantes dos cursos de Análises Clínicas, Biotecnologia e Gerência em Saúde. O caderno foi organizado no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIC), a partir dos resultados coletivos e compartilhados entre docentes e discentes, tendo como base os trabalhos realizados no Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC), um componente curricular obrigatório do Ensino Médio Integrado em Saúde da EPSJV - que inclui as três habilitações -, cuja principal finalidade é utilizar a pesquisa como princípio educativo.  "O PTCC é uma atividade científica no âmbito do ensino técnico de nível médio que busca promover meios para a apropriação do conhecimento socialmente produzido e isso se faz estimulando o diálogo crítico e criativo com essa produção. O Caderno de Resumos da Raic é uma ferramenta de divulgação fundamental nesse processo de trocas e registro”, conclui a professora-pesquisadora da EPSJV Letícia Batista, que coordena a habilitação de Gerência em Saúde.