Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV recebe Mostra Estadual de encerramento do projeto de Educação Popular em Saúde

Mostra contou com apresentações culturais, cirandas, práticas de cuidado, oficinas, ervas medicinais e experiências de educação popular desenvolvidas nos territórios
Portal EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 24/07/2018 10h45 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) recebeu no dia 18 de julho a Mostra Estadual de encerramento da terceira etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde  (EdPopSUS) do Rio de Janeiro. Com produções das turmas de 23 municípios do estado, a Mostra contou com apresentações culturais, fotos, vídeos e música, poesia, cirandas, práticas de cuidado, oficinas, ervas medicinais e experiências de educação popular desenvolvidas nos territórios. A terceira etapa do EdPopSUS, que é coordenado pela EPSJV/Fiocruz, formou cerca de 3.700 educandos em Angra dos reis, Araruama, Búzios, Belford Roxo, Caxias, Itaocara, Magé, Niterói, Paracambi, Petrópolis, Pirai, Porto Real, Quissamã, Rio Bonito, São Gonçalo, São Pedro d'Aldeia, Volta Redonda, Friburgo e Nova Iguaçu. O curso tem como objetivo principal contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), qualificando a prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da atenção básica do SUS. No segundo semestre de 2018, está prevista a realização da quarta etapa do curso.  “A educação popular em saúde, ao se preocupar com a formação de sujeitos políticos envolvidos na luta pela saúde, incide também na luta por melhores condições de vida para todos e no questionamento profundo das iniquidades, injustiças sociais, econômicas e simbólicas”, destacou Grasiele Nespoli, uma das coordenadoras do EdPopSUS.

Na Mostra, foram feitas apresentações que manifestavam a diversidade cultural do Estado do Rio de Janeiro. Cristiane Moraes, representante de Angra dos Reis, apresentou cantos dos povos negros. Quissamã. Petrópolis valorizou a cultura urbana do Rap, com o grupo ContraPartida, como Araruama, que apresentou o Rap da Saúde. Nova Friburgo apresentou um teatro de fantoche sobre a prevenção da dengue. Houve também declaração de textos de Paulo Freire por educandos de Angra dos Reis, leituras de cartas e depoimentos por Paracambi, história cantada e jogral por Rio Bonito, Poesia da Tuka com os representantes de Piraí. Durante todo o dia, foram expostos trabalhos, fotos, vídeos, artesanatos, cartazes, portfólios, plantas medicinais e temperos curativos, dentre outras coisas. E no período da tarde foram realizadas oficinas de horta, sabão, finanças solidárias, boneca Abayomi e práticas de cuidado.

Outras mostras já aconteceram no Maranhão, Sergipe, São Carlos (SP), Pernambuco, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A Mostra Nacional, que será o momento de avaliação do projeto e troca de experiências, acontecerá de 3 a 5 de dezembro, no Ceará.

Formação

O EdPopSUS, que está na sua segunda edição,é uma parceria entre a EPSJV e o Ministério da Saúde, voltado para trabalhadores da Atenção Básica, lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais. A formação tem carga horária de 160 horas na modalidade presencial, com 136 horas de atividades de classe e 24 horas de trabalho de campo. Do total de vagas, 70% são para ACS, Agentes Indígenas de Saúde e AVS, além de outros profissionais da Atenção Básica, e 30% para lideranças comunitárias. Na primeira etapa do EdPopSUS II, iniciada em dezembro de 2016, foram formados 2.345 educandos em dez estados – Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. E na segunda etapa, iniciada em maio de 2017, 1.400 educandos e 80 educadores foram formados em quatro estados do país – Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraíba e Piauí. A quarta etapa do curso está prevista para acontecer no segundo semestre de 2018, com 22 turmas.

Comentários

Muito bonito. Bela matéria.

Foi um dia de muitas emoções, onde tivemos a oportunidade de reunir as turmas do EdPopSus RJ, onde cada um pode mostrar um pouco de suas habilidades e práticas de cuidado. Foi lindo de se ver e de viver!!!!