Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica apresenta histórico e avanços da RETS em reunião do Isags

No encontro, também foram discutidas as principais ações que serão desenvolvidas pelo Instituto em suas distintas áreas de atuação, como Diplomacia em Saúde, Determinação Social e Vigilância
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 17/04/2018 10h52 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Representantes da Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), participaram, nos dias 11 e 12 de abril, da 7ª Reunião do Conselho Consultivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags). O encontro, que reuniu representantes de oito países da América do Sul e das redes e grupos técnicos do Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), teve como objetivo fazer um balanço do Plano Operativo Anual (POA) de 2017 do Isags, apresentar o POA de 2018 e as propostas para o de 2019. O plano sistematiza as principais ações que serão desenvolvidas pelo Instituto em suas distintas áreas de atuação, como Diplomacia em Saúde, Determinação Social e Vigilância.

No encontro, a diretora da Escola Politécnica, Anakeila Stauffer, fez uma apresentação sobre o histórico e os avanços da RETS na conjuntura atual, marcada pelos desafios de integração regional em um cenário de dificuldades políticas e orçamentárias enfrentadas por diferentes países. Ela também destacou a necessidade de dar visibilidade a agendas de trabalho que incluam a categoria dos técnicos em saúde e fortalecer as alianças políticas da RETS no âmbito da Unasul, com o objetivo de garantir o papel de articulação política da rede e ampliar a sua capacidade de financiamento.

“Na apresentação, discutimos também uma das iniciativas mais relevantes para os próximos anos da RETS, que é o projeto ‘Cooperação para a análise situacional e a formulação de políticas de educação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros da Unasul’ e todo o processo de submissão dele ao Fundo de Iniciativas Comuns (Fic) da Unasul, que prevê recursos para iniciativas sociais para os países do bloco”, ressaltou Ingrid D’Avilla, coordenadora da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV.

Segundo Ingrid, o projeto, que foi criado em parceria com o Isags, pretende realizar um curso de especialização, cujos trabalhos de conclusão serão relacionados ao mapeio da formação de técnicos em saúde nos países membros da Unasul. “Caso seja aprovado pelo Fic, o processo de construção do curso, que envolverá os 12 países da Unasul, incluindo o Brasil, será iniciado ainda em 2018 na Escola Politécnica”, afirmou Ingrid.

No encontro, os membros do conselho destacaram, como temas relevantes para o desenvolvimento de ações no âmbito da Unasul a serem considerados na elaboração do POA 2019 do Isags, a importância de incluir uma aproximação da relação dos sistemas de saúde com as comunidades, uma abordagem mais ampla sobre o uso da Telemedicina, não considerando somente zonas precarizadas, e um levantamento de boas práticas de saúde pública para a regulação do preço de medicamentos, entre outros assuntos.

tópicos: