Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz lança novos livros

Publicações serão lançadas no dia 16 de março, após a aula inaugural da EPSJV.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 24/02/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Iniciação científica, técnicas laboratoriais, saúde pública e a situação dos trabalhadores de saúde nos países do Mercosul são os temas dos livros lançados pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). O lançamento será no dia 16 de março, a partir das 16h30, na EPSJV, logo após a Aula Inaugural 2011 proferida pelo bispo emérito de Goiás e conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra, Dom Tomás Balduíno, que terá como tema ‘Gênese e evolução das organizações indígenas e camponesas no Brasil’.



 ‘Juventude e Iniciação Científica: políticas públicas para o ensino médio', organizado por Cristina Araripe Ferreira, Cristiane Nogueira Braga, Maria Lúcia de Macedo Cardoso e Simone Ouvinha Peres é um dos novos livros que tratam do tema. A obra apresenta o Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, coordenado pela EPSJV e que foi o primeiro programa de iniciação científica no ensino médio do país, além de trazer debates sobre o ensino médio, políticas públicas para a juventude, escolha profissional e a formação dos jovens em ciência e tecnologia. A coletânea de artigos é fruto dos seminários que tiveram o mesmo nome do livro, promovidos pela EPSJV e a UFRJ, e pretende ampliar a troca de experiências entre pesquisadores e educadores voltados para os desafios enfrentados pelos jovens no âmbito do ensino médio.



 Outro lançamento é o volume 6 da série ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’, que reúne a produção científica dos alunos do ensino médio integrado à educação profissional em saúde da EPSJV. Os artigos do livro são derivados de monografias produzidas por alunos e abordam temas como informação em saúde, responsabilidade social, saúde mental, a política nacional de transplantes de órgãos e tecidos, o programa Brasil sem Homofobia e a relação entre a Medicina e a Filosofia, além das análises dos filmes ‘Laranja Mecânica’ e ‘Waking Life’.



 O volume 2 da ‘Coleção Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde’, que já teve publicados os volumes 1 e 4, também será lançado na aula inaugural. O livro trata dos temas: biologia celular e ultraestrutura, histologia, técnicas histológicas, técnicas citológicas e cultivo celular. A coleção, formada por cinco livros didáticos, é organizada pelas pesquisadoras da EPSJV, Etelcia Molinaro, e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Luzia Caputo e Regina Amendoeira.



 ‘A formação dos trabalhadores técnicos em saúde no Brasil e no Mercosul’, organizado por Anamaria Corbo, Anakeila Stauffer, Júlio César Lima, Marcela Pronko e Renata Reis, traz os resultados da pesquisa que investigou a educação dos trabalhadores técnicos em saúde nos países do Mercosul. O livro mostra que esses profissionais representam a porção mais significativa da força de trabalho envolvida nos serviços de saúde. Traz os resultados mais relevantes da pesquisa, que pretende contribuir para o debate sobre a formação desses técnicos, além de abordar o processo de integração regional entre os países do Mercosul e analisar a formação dos trabalhadores técnicos em saúde nesses países.



 Outro lançamento é a obra ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’, produzido em parceria pela EPSJV e a Casa de Oswaldo Cruz (COC), que narra a trajetória percorrida pela sociedade brasileira na busca por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia até os dias atuais. A obra foi coordenada por duas estações de trabalho da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde – Observatório dos Técnicos em Saúde (EPSJV) e Observatório História e Saúde (COC).



Exposição



Na ocasião, será aberta na EPSJV a exposição ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’, que é parte do projeto que inclui ainda o livro, um site e o vídeo-documentário ‘Trabalho e formação profissional em saúde na corda bamba de sombrinha’. A exposição será itinerante e irá percorrer as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS).