Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica tem nova direção

Anakeila de Barros Stauffer é a nova diretora da EPSJV para o período 2017-2021.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 08/06/2017 14h14 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

José Luiz FonsecaA Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) tem nova direção a partir deste mês. Anakeila de Barros Stauffer irá comandar a Escola até 2021. A cerimônia de transmissão de cargos na EPSJV foi realizada no dia 2 de junho, juntamente com a posse dos novos vice-diretores da escola. No dia 29 de maio, junto com todos os outros diretores da Fiocruz, Anakeila tomou posse na cerimônia conjunta que fez parte das comemorações de aniversário da Fiocruz.

A nova direção é formada ainda por José Orbílio de Souza Abreu, vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional; Carlos Maurício Barreto, vice-diretor de Ensino e Informação; e Sérgio Ricardo de Oliveira, vice-diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

A cerimônia na EPSJV contou ainda com o ex-diretor da Escola (2013-2017), Paulo César de Castro Ribeiro; o chefe de gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel; e a presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco.

Anakeila destacou a importância do trabalho coletivo na Escola, principalmente neste momento em que o país atravessa. "Mais que nunca, os tempos atuais exigem da Escola se colocar como o lugar social de exercício da auto-educação do trabalhador, de experimentar, radicalmente, a força material do pensamento, para resistirmos às forças retrógradas e fascistas que se desinibem mundialmente", ressaltou a diretora da EPSJV.

Anakeila é doutora em Educação, pedagoga e professora na educação pública há 24 anos. Até maio de 2015, trabalhou como professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, atuando como professora na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na EPSJV, também foi coordenadora da Coordenação de Cooperação Internacional, integrou o Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde, foi assessora da Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e da Vice-Direção de Ensino e Informação. Colaborou ainda com o Programa de Pós Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV e foi coordenadora geral do curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. De maio de 2015 até maio de 2017, foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, atuando no Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais e Políticas Públicas.

Homenagem

Durante a cerimônia de transmissão de cargos na EPSJV, a nova direção prestou homenagem aos trabalhadores da Escola que trabalham há mais de 30 anos na Fiocruz. Foram homenageados: Cenira Fernandes Pacheco, Cristina Macedo de Abrantes, Marta Gomes da Fonseca Ribeiro, Antonio Jose Marinho Ribeiro, Alfredo Cesar Tavares de Oliveira, Nelson de Almeida, Andre Paulo da Silva Malhão, Júlio César França Lima e Sérgio Munck Machado.

Leia mais

Anakeila de Barros Stauffer assume a Direção da EPSJV para o período 2017-2021