Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Está no ar o novo Portal EPSJV/Fiocruz

Site reúne conteúdo institucional, jornalístico e serviços à população, seguindo os princípios da Comunicação Pública que o Poli defende
Redação - EPSJV/Fiocruz | 06/04/2016 11h05 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

Neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Educação Profissional em Saúde ganha uma nova ferramenta de divulgação de conhecimentos e informações. A data marca o lançamento do novo Portal da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Conjugando conteúdo institucional, jornalístico e serviços à população, o novo portal do Poli foi desenvolvido em software livre segundo as mais atualizadas tecnologias, o que tornará mais fácil a navegação em dispositivos móveis – como smartphones e tablets –, e permitirá até mesmo o compartilhamento de conteúdos por meio do WhatsApp.

“Isso tudo, sem abandonar os princípios da unidade: tudo o que é produzido em uma instituição pública e estatal precisa ser público, ter acesso livre e transparência máxima para a sociedade”, explica Marcelo Paixão, coordenador de Comunicação, Divulgação e Eventos da Escola. Exemplo disso é que o portal disponibiliza todos os livros produzidos pela EPSJV para download gratuito.

O novo Portal foi desenvolvido para dar visibilidade máxima às ações da unidade, respeitando os interesses que permeiam os mais diversos públicos. Com isso, ficou mais fácil encontrar as informações sobre os cursos e outras iniciativas desenvolvidas pela EPSJV. É o caso de programas e projetos consolidados, como o Programa de Vocação Científica (Provoc) – que este ano completa 30 anos –, a Revista Trabalho, Educação e Saúde, periódico científico de referência no campo da educação profissional e a Biblioteca Virtual, conhecida como BVS, que reúne um conjunto de informações do campo da Educação Profissional em Saúde.

O novo Portal do Poli também reúne de forma mais intuitiva todo o material jornalístico produzido na unidade. Ficou mais fácil buscar e ler reportagens, notícias, entrevistas, dossiês jornalísticos e coberturas especiais. E tudo isso privilegiando um design limpo, mais adequado ao conteúdo de fôlego e antenado com as novas tendências da comunicação alternativa e independente que vêm ganhando espaço no país.

Outra novidade é a previsão de que o usuário possa compartilhar conteúdo não só por e-mail e pelas redes sociais, como Facebook e Twitter, mas também por meio do Whatsapp. “Isso é uma grande novidade. Principalmente entre as estratégias de comunicação das instituições públicas”, diz Adonai Diófanes, que faz parte da equipe de desenvolvedores do portal. Uma pesquisa de 2015 da Secretaria de Comunicação da Presidência da República mostrou que hoje 92% dos internautas estão conectados a elas, sendo as mais utilizadas Facebook (83%), WhatsApp (58%) e Youtube (17%). “Hoje, o portal da EPSJV tem um índice de acessos por smartphones de 22%. A expectativa é que o número cresça com as adaptações responsivas”, diz Diófanes.

O novo portal foi inteiramente desenvolvido por profissionais de Comunicação, Design e Tecnologia da Informação da Escola Politécnica. Desenvolvido com software livre (Drupal), o site tem design responsivo, ou seja, é visualizado corretamente em diferentes dispositivos, como celulares e tablets, além dos computadores, se adaptando a qualquer tamanho de tela. Além disso, é um site com acessibilidade para deficientes (com ferramentas de leitor de tela e alto contraste) e segue os princípios da usabilidade, possibilitando uma navegação fácil e intuitiva para o usuário.

O novo Portal da EPSJV trabalha de forma integrada com sistemas de informação, capturando informações em bancos de dados externos e internos, como o cadastro de pesquisas do CNPq e o próprio sistema de Recursos Humanos da Escola. Essa integração garante maior atualização das informações.

Os padrões de usabilidade, acessibilidade e responsividade foram desenvolvidos a partir das orientações do Manual de Identidade Padrão de Comunicação Digital da Secretaria de Comunicação do Governo Federal. As propostas do manual foram adaptadas de acordo com as necessidades de conteúdo e identidade visual próprios de uma instituição de ensino e pesquisa como a EPSJV/Fiocruz. Propostas como a limitação no uso de cores e a adoção do menu lateral, por exemplo, foram descartadas por não atenderem às necessidades de conteúdo e organização da informação de uma unidade técnico-científica como a Escola Politécnica.

Junto com o Portal, será lançada também a nova identidade visual do Boletim EPSJV, por meio do qual os usuários podem acompanhar semanalmente as novidades da Educação Profissional em Saúde e temas de interessa nos campos do trabalho, meio ambiente, direitos humanos e outros.