Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estudante da EPSJV integra grupo do Unicef sobre a infância e a adolescência

Aluna do ensino médio encontra no Fundo das Nações Unidas para a Infância espaço para tratar de questões que envolvem a adolescência, com foco nos desafios para a garantia dos direitos à saúde, à educação e à cultura
Katia Machado - EPSJV/Fiocruz | 31/10/2019 15h25 - Atualizado em 01/07/2022 09h43

A aluna Vitória Rodrigues de Oliveira, que cursa o 1º ano do ensino médio na habilitação de Gerência em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), foi convidada no início de outubro para participar do grupo ‘Jovens com Unicef-RJ’. Com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, órgão das Nações Unidas conhecido pela sigla Unicef, o grupo se encontra periodicamente com representantes de setores públicos, movimentos sociais e da sociedade civil organizada para discutir a infância e a adolescência.

“Tudo começou com um e-mail que encaminhei para a sede do Unicef, em Brasília, perguntando se havia algum projeto em curso voltado para a saúde do adolescente. Minha mensagem foi direcionada para o escritório do Rio de Janeiro que, por sua vez, me fez o convite para participar do grupo”, relata Vitória, que hoje está com 15 anos.

E a aluna da EPSJV/Fiocruz já tem um compromisso marcado na agenda: no dia 16 de novembro participará de uma reunião na Casa da Moeda do Brasil. Trata-se de um evento preparatório para a comemoração dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU, em 20 de novembro de 1989, e ratificada pelo Brasil em 1990. “Iremos discutir os desafios para a garantia dos direitos das crianças e falar sobre as atividades de celebração que acontecem no dia 21 de novembro, no Ministério Público do Rio e no Youtube Space [um ambiente voltado para a gravação de conteúdo produzido por usuários da plataforma de vídeos, que funciona no Rio], conta. Ela explica que o grupo participa de todo o processo de construção das atividades e iniciativas que o Unicef propõe. “Fiquei lisonjeada de ser convidada para fazer parte  desta iniciativa. É muito relevante ter um lugar de fala para discutir as questões da adolescência, como saúde sexual e violência nas escolas”, pontua.

Vitória conta que seu interesse em debater a saúde dos adolescentes surgiu quando começou a estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado no Brasil na esteira da adoção da Convenção da ONU, em julho de 1990. “A infância e a adolescência são as fases mais fundamentais da vida. São processos de formação muito complexos e que precisam de muito cuidado”, conclui.

Comentários

Parabéns, Vitória!! São jovens com.determinação e que se importam com o futuro e bem estar no país, que precisamos mostrar que existem!! Você é nosso orgulho!!