Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estudantes da EJA participam de debate sobre as reformas da Previdência e Trabalhista

No evento, alunos da Educação de Jovens e Adultos conheceram mais sobre as propostas de reformas e esclareceram dúvidas sobre o tema
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 09/06/2017 11h06 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

“Como as reformas da Previdência e Trabalhista afetam a vida dos estudantes trabalhadores?” foi o tema do debate realizado com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no dia 3 de junho. A atividade teve início com um café da manhã, seguido de um momento cultural, no qual os alunos apresentaram poesias e danças e também foi exibida a animação argentina “O emprego”.

Para o debate, foram convidados a advogada Maysa Novais, que também integra a Marcha Mundial das Mulheres; e o professor-pesquisador da EPSJV, Marcello Coutinho. Maysa abordou o tema das reformas, fazendo um recorte de gênero e também falando de outras questões gerais que não estão claras para todos os trabalhadores. Marcello fez uma análise de como as reformas estão inseridas na conjuntura atual de retirada de direitos dos trabalhadores.

“No debate, os alunos puderam tirar dúvidas sobre as reformas e também sobre questões trabalhistas em geral, sob um ponto de vista diferente do que aparece na grande mídia”, disse Michelle Oliveira, da equipe de coordenação da EJA-Manguinhos, acrescentando que antes do evento, os alunos da EJA participaram de atividades preparatórias com os professores. “E vamos continuar trabalhando esse tema com eles porque esse assunto não se esgota com o aulão”, completou Michelle.

Ao final do debate, a coordenação da EJA fez uma homenagem aos estudantes com fotos deles em seus locais de trabalho. “Também usamos essas fotos no cartaz que fizemos para divulgar o evento. Eles se sentiram valorizados e participaram muito ativamente das atividades”, contou Michelle.

Atividade infantil

Enquanto seus pais participavam dos debates sobre as reformas, os filhos dos estudantes da EJA foram visitar a exposição “Oceanos”, que está em cartaz no Museu da Vida, da Fiocruz. As crianças foram acompanhadas da recreadora da EJA, que é quem fica com as crianças nos horários das aulas, que acontecem à noite na EPSJV, para que os pais possam estudar.