Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Feira Multicultural

Evento promovido pela Escola Politécnica busca articular o aprendizado da língua estrangeira com o contexto sócio-histórico dos países
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 07/07/2017 09h51 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Pablo Picasso, Barack Obama, Frida Kahlo, Marylin Monroe e Miguel de Cervantes foram algumas das personalidades representadas na segunda edição da Feira Multicultural de Língua Estrangeira, realizada no dia 01 de julho, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O projeto, coordenado pelas professoras da disciplina de Língua Estrangeira, Luciana Figueiredo (Inglês) e Andrea Antunes (Espanhol), envolve os alunos do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio da Escola.

Participam do projeto como expositores alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Médio. Os alunos do 1º ano participam como convidados, pois ainda não cursam a disciplina de Língua Estrangeira. Os trabalhados apresentados na feira são avaliados por uma banca de professores.

O tema da feira neste ano foi “Personalidades hispânicas e anglo-saxônicas”.  Cada grupo de alunos escolheu uma personalidade, das artes, esportes, ciências, política, entre outros e montou uma exposição sobre ela, incluindo a caracterização de um dos integrantes do grupo como a personalidade escolhida. “Os alunos se empenham muito, fazem trabalhos incríveis e já estão ansiosos pelo ano que vem”, ressaltou Luciana, acrescentando que, para 2018, o tema da feira será “Personagens hispânicos e anglo-saxões”.

A professora de Inglês contou que, todos os anos, ela e a professora de Espanhol definem um tema para ser trabalhado com os alunos. A partir desse tema, são planejadas as atividades de Língua Estrangeira como textos, provas e filmes. No ano passado, para ampliar a integração, as professoras promoveram a feira, integrando Inglês e Espanhol com o conhecimento geral e ampliando o repertório e a cultura geral dos alunos. Em 2016, a primeira edição da Feira Multicultural teve como tema “Países de língua oficial inglesa e espanhola”. “Normalmente, quando pensamos no ensino de língua estrangeira, pensamos em gramática, vocabulário, pronúncia. Trabalhamos isso na Escola, mas também articulamos o aprendizado da língua com o contexto sócio-histórico e os aspectos culturais, econômicos e sociais dos países, ampliando o repertório e a cultura geral dos alunos”, destacou a professora.

Em setembro de 2017, Luciana e Andrea irão apresentar o projeto da Feira Multicultural no IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, em Campo Grande (MS).

 

Fotos: Maycon Gomes