Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Feira reúne trabalhos de alunos da Educação de Jovens e Adultos da EPSJV

Trabalhos abordaram temas diversos e promoveram a integração entre alunos e professores da EJA
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 07/07/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Um momento de integração entre todos os alunos e disciplinas e também uma oportunidade de expor seus trabalhos para amigos e familiares. Esse foi o objetivo da Feira de Ciência, Cultura e Arte do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Realizado de 4 a 6 de julho, o evento reuniu trabalhos produzidos pelos alunos do Peja ao longo do primeiro semestre de 2011, como apresentações culturais, exposições e vídeos, além de oficinas e apresentações musicais.



"É ótimo poder mostrar nosso trabalho e ver que as pessoas estão gostando. Nos sentimos valorizados”, disse a aluna Leila Márcia da Silva, de 45 anos, que foi uma das autoras da revista PlanEJAndo Saúde, elaborada em conjunto por alunos das quatro turmas do Peja e que foi lançada durante a Feira. “Fiquei muito nervosa de ter que fazer entrevistas e escrever, mas foi bom entrevistar alunos de outros cursos da escola e também os professores. E gostei do resultado”, contou Leila, que teve o apoio da filha Geiza, que também é aluna do Peja, para fazer seu trabalho de ‘repórter’.



 A produção da revista foi orientada pelos professores de Língua Portuguesa Marcelo Melo e Karine Bastos e teve como objetivo abordar temas de educação em saúde, área de atuação da EPSJV, além de mostrar a metodologia de produção de alguns trabalhos apresentados na Feira. “No começo os alunos ficaram desconfiados e acharam que não seriam capazes, mas eles foram orientados e conseguiram produzir os textos. Os alunos têm muita resistência com a escrita, mas acabaram transformando esse medo em prazer e ficaram muito satisfeitos em fazer a revista”, contou Marcelo, acrescentando que a idéia é que a revista seja produzida todos os semestres, sempre abordando um tema diferente. Outra publicação lançada durante a Feira foi o livreto ‘Mitificando’, que reúne textos produzidos pelos alunos nos quais eles criam mitos para explicar a origem de objetos e costumes da sociedade atual.



 Outro trabalho que integrou alunos de todas as turmas foi a oficina ‘Da sucata à melodia – Instrumentos musicais feitos com sucata’, sob orientação da professora de Música, Jeanine Bogaerts. Alunos de uma das turmas do Peja receberam orientações da professora e foram responsáveis por passar esses conhecimentos para os colegas de outras turmas. Na oficina, foram produzidos violões com caixas de sapatos, flautas d’água (feitas com cano PVC e bexiga), chocalhos com potes plásticos e bongôs (feitos com latas). “Nossa proposta era fazer instrumentos diferentes a partir do lixo reciclado”, explicou Jeanine.



Além de expor, alguns alunos também fizeram apresentações para os colegas explicando como seus trabalhos foram produzidos. O processo de compostagem, por exemplo, foi explicado passo a passo pelo aluno Célio Vieira da Silva, de 45 anos. O estudante fez um trabalho sobre o tema e, por meio de fotografias, expôs como acontece todo o processo. “A compostagem é a reciclagem da própria natureza, gerando o adubo orgânico”, explicou Célio, que também participou do trabalho ‘Lixo Radioativo’, no qual alunos e professores produziram um vídeo sobre o tema, mostrando a opinião e os conhecimentos de várias pessoas sobre o assunto.



 Também relacionado ao tema da reciclagem, o trabalho ‘MUDAndo lixo: jardineiras – Cultivo de ervas medicinais e temperos em jardineiras feitas com materiais recicláveis’, usou garrafas PET para produzir jardineiras suspensas. “Além de aproveitar as garrafas, também usamos retalhos de tecidos para fazer as cordas e enfeitar as jardineiras. Muitos materiais que as pessoas jogam fora podem servir para outras coisas”, disse a aluna Rogéria Gomes de Lima, de 43 anos, que fez parte do grupo que fez o trabalho. Além de expor as jardineiras, os alunos também ensinaram aos outros colegas como fazer as jardineiras em casa.



 Na Feira, também foram apresentados trabalhos como o pluviômetro, produzido por uma das turmas para calcular o índice pluviométrico da região de Manguinhos. Além de explicar aos colegas como funciona o equipamento, os alunos participantes desse grupo também produziram um texto para a revista PlanEJAndo Saúde explicando como fazer e utilizar o pluviômetro. Na oficina ‘Prato feito: como se alimentar bem gastando pouco’, os alunos ensinaram aos visitantes da Feira como elaborar receitas fáceis e baratas usando vegetais de alto valor nutritivo.



Para encerrar o evento, os alunos fizeram uma confraternização com comidas típicas do Nordeste, além de apresentações de teatro, música e danças nordestinas.