Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Filme produzido por alunos da EPSJV é exibido no Festival do Rio

Desde 2006, filmes produzidos por alunos da EPSJV são selecionados para exibição no Festival do Rio e em outros festivais de cinema. Os curtas são produzidos durante as aulas da Disciplina de Audiovisual, nas quais os estudantes aprendem teorias e técnicas de audiovisual
Portal EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 17/10/2018 11h42 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

O filme “Contracorrente”, produzido por alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), foi exibido no dia 11 de outubro, no Vídeo Fórum da Mostra Geração do Festival do Rio 2018. A produção foi feita pelos alunos do quarto ano do Ensino Médio, da habilitação de Análises Clínicas. “O cinema tem em sua natureza ser exibido e visto e, por isso, esses espaços de mostras e festivais são importantes para a exibição da produção deles e também para troca de experiências com outros alunos que produzem curtas. Ser escolhido para uma mostra já é um reconhecimento do trabalho deles”, destacou o professor-pesquisador da EPSJV, Gregório Galvão, que orienta a produção dos filmes, juntamente com a professora-pesquisadora Cynthia Dias.

A produção, que tem como atores alunos e professores da Escola, conta a história de Caio, um menino incrédulo e rodeados de amigos, que passa a receber mensagens anônimas pelo celular que desviam o curso de sua vida. “Tiramos inspirações do filme ‘Corrente do Mal’ e de alguns episódios da série ‘Black Mirror’. Com isso, tivemos a ideia de falar sobre as correntes de aplicativos de celular. Ver nosso filme passando para o público em uma mostra é excepcional. A gente produz sem esperar isso tudo e quando vê a proporção que isso toma, fica maravilhado”,  afirmou Rodrigo Gomes, aluno quarto ano do Ensino Médio de Análises Clínicas, que atuou no filme.

Desde 2006, filmes produzidos por alunos da EPSJV são selecionados para exibição no Festival do Rio e em outros festivais de cinema. Os curtas são produzidos durante as aulas da Disciplina de Audiovisual, nas quais os estudantes aprendem teorias e técnicas de audiovisual. O vídeo "O espelho da mente”, por exemplo, ganhou em 2016 o troféu de melhor direção de arte no Festival Internacional de Cine Estudantil (Cinest).