Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Filme produzido por alunos da EPSJV é premiado em festival estudantil

“Espelho da Mente” recebeu o prêmio de Melhor Arte no Festival Nacional de Cinema Estudantil
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 21/10/2016 13h21 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

O filme “Espelho da Mente” (2015), produzido por alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), foi premiado com o Troféu Piazito de Melhor Arte na categoria Ensino Médio, no Festival Nacional de Cinema Estudantil (Cinest), realizado de 4 a 7 de outubro, em Santa Maria (RS). As diretoras de Arte do filme são Beatriz Aparecida de Araújo (4º ano de Análises Clínicas) e Sara Elisa Oliveira (4º ano de Gerência em Saúde). Sara também é uma das diretoras do filme, junto com alunos João Victor Rocha Moreira e Hudson Marques (4º ano da habilitação de Análises Clínicas) e Leonard Carvalho (4º ano de Gerência em Saúde). O grupo de alunos que produziu o filme era formado ainda por Igor Ulisses Leite Gomes, que fez a captação de imagens.

O Cinest é uma mostra competitiva e exibe filmes produzidos em escolas e universidades de todo o Brasil. Essa foi a primeira vez que um filme produzido por alunos da EPSJV participou de uma mostra competitiva. “Nosso objetivo com a participação em mostras, competitivas ou não, é valorizar o trabalho realizado pelos grupos, e possibilitar que eles tenham contato com outros alunos produtores”, diz Gregório Galvão, professor da Disciplina de Audiovisual na EPSJV. “Mas ser premiado é um reconhecimento à qualidade do trabalho de nossos alunos e nos estimula na continuidade da disciplina de Audiovisual”, diz Cynthia Dias, que faz dupla com Gregório na disciplina.

As alunas não puderam estar presentes na premiação, mas comemoraram a conquista: “Foi uma grande surpresa, nós realmente não esperávamos que um curta que nós fizemos para uma disciplina fosse premiado. É muito gratificante ter o nosso trabalho reconhecido”, diz Beatriz. Sara reforça a importância do trabalho em conjunto: “Mesmo que nós duas estivéssemos de frente não conseguiríamos sem a ajuda dos outros”.

“Espelho da Mente”, que tem como atores alunos e professores da escola, conta a história de um menino, com características de nerd, que sempre se imaginava como o maioral. Seu cotidiano era repleto de imaginações e sonhos até que, um dia, essas imaginações se tornam reais através de uma experiência científica, porém os resultados não são como ele esperava.

Além do Cinest, “Espelho da Mente” também foi selecionado para Vídeo Fórum da Mostra Geração do Festival do Rio 2016, que aconteceu de 6 a 16 de outubro. Desde 2006, filmes produzidos por alunos da EPSJV são selecionados para exibição no Festival do Rio e em outros festivais de cinema. Os filmes dos alunos são produzidos durante as aulas da Disciplina de Audiovisual, nas quais os estudantes aprendem teorias e técnicas de audiovisual.