Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz lança programa de inclusão digital

Estudantes da EPSJV devem se inscrever até o dia 10 de agosto
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 03/08/2020 16h16 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Para viabilizar a continuidade das atividades de ensino remoto, no contexto da pandemia de Covid-19, a Fiocruz lançou hoje, 3 de agosto, o Programa de Inclusão Digital (PIDig), que vai possibilitar o empréstimo de tablets e chips com pacotes de dados para estudantes matriculados regularmente em cursos da Fundação. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de agosto, às 12 horas.

No caso da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), serão atendidos todos os alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde (CTNMS) – habilitações de Análises Clínicas, Biotecnologia e Gerência em Saúde, do Curso Técnicos de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), do Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVISAU) e dos cursos de Qualificação Profissional de Doula e Atualização Profissional em Gestão Participativa em Saúde. As inscrições podem ser feitas aqui.

Os estudantes do Mestrado em Educação Profissional em Saúde serão atendidos conforme as regras do edital para alunos de pós-graduação e devem fazer as inscrições acessando este link.

A diretora da EPSJV, Anakeila Stauffer, explica que, diante do contexto da Covid-19 no Rio de Janeiro, a Escola Politécnica seguirá as orientações para a educação remota emergencial definidas pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. “A decisão de fazer a educação politécnica remota e emergencial se baseia na análise da evolução da Covid-19 no Rio de Janeiro e tem como principal objetivo proteger  vidas, dada à impossibilidade da realização de atividades letivas presenciais de forma segura por um período cuja duração ainda é desconhecida”, ressalta Anakeila.

A EPSJV está com aulas presenciais suspensas desde o dia 16 de março de 2020, conforme decisão das autoridades sanitárias e governamentais  no país.
Desde então, a direção da Escola e as coordenações de curso, em contato direto com docentes, estudantes, pais e responsáveis, têm adotado medidas de manutenção de estratégias de ensino-aprendizagem e vínculo sócio-afetivos entre a escola e os estudantes.

Desde a suspensão das aulas presenciais, a EPSJV tem mantido seu compromisso com o direito à alimentação escolar e à segurança alimentar e nutricional dos estudantes com a distribuição mensal de kits de alimentação. Mais recentemente, por meio do Projeto Escola Saudável, firmou parceria com a Cruz Vermelha para ampliação do apoio psicossocial aos estudantes e seus familiares.

A coordenadora geral do Ensino Técnico da EPSJV, Ingrid D’avilla, destaca que, com a regulamentação das orientações para a educação remota emergencial na Fiocruz e do lançamento do PIDig, a EPSJV terá um dos maiores desafios desde sua origem: planejar a educação politécnica remota e emergencial, buscando, para esse período de exceção, estratégias pertinentes e adequadas diante de seu projeto político pedagógico e da realidade dos estudantes e professores. “Temos um desafio sem precedentes na história da EPSJV. Não está sendo fácil admitir a educação remota como a única opção segura nesse momento. Mas, contamos com uma equipe de professores muito bem formada, comprometida com a educação da classe trabalhadora e empenhada em construir as melhores soluções para o momento. Contamos com as orientações da Fiocruz e de instituições como a UFRJ. Também não estamos isolados, nossas discussões se inspiram em medidas compartilhadas, sobretudo, com as outras escolas federais do Rio de Janeiro”, ressalta a coordenadora, acrescentando que a Escola Politécnica acredita que essa é a decisão mais acertada neste momento, visando proteger vidas e assegurar que nenhum estudante seja prejudicado, com a universalização do acesso à internet e o empréstimo de equipamentos tecnológicos básicos, como os tablets, buscando minimizar desigualdades sociais historicamente construídas.

Para mais informações ou dúvidas sobre o programa, estudantes, pais ou responsáveis podem entrar em contato com as coordenações de curso ou pelos e-mails vdei.epsjv@fiocruz.br ou secesc.epsjv@fiocruz.br

Caso o estudante tenha dificuldades nas inscrições, poderá ligar para a Secretaria Escolar da EPSJV – (21) 3865 9865 / (21) 3865-9801 / (21) 3865-9805.

Comentários

A inclusão social nos facilita nas aulas, nos fazendo estar aptos a enfrentar a pandemia com qualidade de ensino.