Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz promove Feira Agroecológica em Manguinhos

Iniciativa é coordenada pela Escola Politécnica e a Escola Nacional de Saúde Pública
Erika Farias - EPSJV/Fiocruz - EPSJV/Fiocruz | 30/05/2022 14h16 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), promove, no dia 9 de junho, das 9h às 15h, uma nova edição da Feira Agroecológica Josué de Castro - Sabores e Saberes. O projeto, que relaciona agroecologia e alimentação saudável e promove a venda de alimentos orgânicos, será retomada após dois anos suspenso, por causa da pandemia de Covid-19. A nova edição será realizada no estacionamento da EPSJV, no Campus Manguinhos da Fiocruz. Além da venda da produção agroecológica, a programação da feira terá duas rodas de conversa como parte dos eventos realizados pela Ensp no mês do Meio Ambiente. “A Feira traz como pressupostos o fomento à alimentação saudável, a agroecologia, a importância da cultura camponesa e ainda contribui para a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis, mesmo dentro da nossa instituição”, diz Alexandre Pessoa, professor-pesquisador da EPSJV e um dos organizadores da Feira.

A mesa de abertura do evento acontece às 9 horas e contará com a presença da diretora da EPSJV, Anamaria Corbo, e do diretor da Ensp, Marco Menezes. Em seguida, será realizada a roda de conversa “Pacote da destruição: impactos dos agrotóxicos à saúde & ambiente e as alternativas agroecológicas”, com Alexandre Pessoa; o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp), Luiz Cláudio Meirelles; e a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lucinéia Freitas.

Durante a tarde, às 14h, acontece a roda de conversa “Agroecologia e educação: Contra a fome, semeando a terra, cuidando da vida”, com a participação da professora-pesquisadora da EPSJV, Anakeila de Barros Stauffer; do professor do Terrapia – Alimentação viva e Agroecologia na Promoção da Saúde, Thiago Alves; e de representantes de movimentos sociais.

Feira Agroecológica

A primeira edição da Feira Agroecológica Josué de Castro - Sabores e Saberes foi realizada em junho de 2014, durante a II Semana do Meio Ambiente da Ensp, em uma parceria com a EPSJV. A partir de 2015, ela se tornou periódica, sendo realizada quinzenalmente no Campus Manguinhos da Fiocruz. São dez barracas que comercializam a produção de agricultores integrantes de quatro movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) e Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT).

Dicionário de Agroecologia e Educação

Durante a Feira, os visitantes poderão conhecer o Dicionário de Agroecologia e Educação, lançado em 2021 pela EPSJV em parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) e a editora Expressão Popular. O livro reúne 106 verbetes, elaborados por 169 autores de 68 instituições. 

Voltado para estudantes, militantes, trabalhadores do campo e da cidade, o Dicionário foi escrito em linguagem acessível, sempre mostrando a ligação entre teoria e prática. “Considerando a importância das escolas como estratégicas para a transição agroecológica, e como a EPSJV desenvolve vários processos formativos para as populações do campo das florestas e das águas, esse tema será discutido na Feira tendo o Dicionário como potente instrumento para ampliarmos esse debate com verbetes que estão em constante construção”, explica Pessoa.

Serviço
Feira Agroecológica Josué de Castro - Sabores e Saberes
Data: 9 de junho de 2022
Horário: 9h às 15h
Local: Estacionamento da EPSJV (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos)