Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Formação de Doulas na EPSJV

Estudantes dos Cursos de Qualificação e Atualização de Doulas da Escola Politécnica já retornaram às atividades presenciais
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 30/09/2021 10h43 - Atualizado em 01/07/2022 09h41

As estudantes dos Cursos de Qualificação e Atualização de Doulas da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) já retornaram às aulas presenciais. Uma turma do Curso de Qualificação, em andamento desde abril de 2021, fez sua primeira aula prática no último dia 25 de setembro. A ideia é que a próxima aula aconteça em 9 de outubro, com avaliação e encerramento em 19 de fevereiro de 2022. Já a segunda turma de qualificação da escola, iniciada em setembro de 2019, encerrou suas aulas práticas em dois blocos, nos dias 7 e 14 de agosto de 2021, sendo a avaliação e o encerramento no dia 13 de novembro.

Já a turma de Atualização Profissional de Doulas, iniciada em junho de 2021, teve suas aulas práticas nos dias 20 e 21 de agosto, estando em processo de finalização para certificação das alunas.

Para a coordenadora dos cursos, a professora-pesquisadora Morgana Eneile, é muito importante a retomada das aulas presenciais. “A volta foi feliz e bem resolvida. Fizemos um processo de monitoramento e controle de infecções e obtivemos sucesso”, explica. 

A vivência das práticas, segundo Morgana, tem sido movida por muita emoção: “Tínhamos noção que teríamos prejuízos enormes para os cursos se algumas práticas não fossem realizadas ao vivo, porque demandam um conhecimento de vivenciar algo com quem viveu técnicas utilizadas no trabalho de parto e na supervisão prática das atividades”.

Outra coordenadora dos cursos, a professora-pesquisadora Fernanda Martins, lembra que, para a primeira turma da Qualificação, os estágios presenciais na unidade de saúde são fundamentais para o processo educativo, visto que essas alunas tiveram o percurso atravessado pela pandemia da Covid-19, com a suspensão das aulas presenciais e as mesmas adaptadas para o sistema remoto.

“As aulas práticas presenciais foram extremamente necessárias para que as alunas entrassem com segurança no ambiente de estágio. Além de propiciarem conteúdos imensamente relevantes, retornar às aulas de forma presencial trouxe uma perspectiva formativa concreta para adentrar em uma nova profissão. Ressaltando que as estudantes são, em ampla maioria, mulheres, chefes de família, que veem na doulagem uma outra oportunidade de trajetória profissional”, afirma Fernanda.

Para as alunas do Curso de Atualização, que já são doulas formadas, oriundas de processos formativos distintos, Fernanda aponta que realizar as aulas práticas presenciais cumpre com um projeto formativo sinalizado no currículo do curso. “Isso potencializa trocas de habilidades e experiências únicas, que muitas não tiveram ao longo de sua primeira formação, e novas articulações e diálogos, com perspectivas distintas de olhares que essas atividades puderam refletir”, acrescenta.

Fernanda conta que todas as aulas aconteceram no novo espaço de convivência da EPSJV, a Praça Luiz Fernando Ferreira. “É um ambiente aberto, com boa ventilação e com o auxílio da aparelhagem de som e projeção para a condução das atividades por parte das docentes e coordenação”, diz. E acrescenta: “Todas as alunas, docentes, apoio e coordenação estavam com EPIs necessários para a realização das atividades, máscara PFF2 para todos e álcool distribuídos ao longo do espaço”.

Formação de doulas

Inéditos no Brasil pelo caráter público e com práticas supervisionadas em hospitais do Rio de Janeiro, os cursos de Qualificação e Atualização de doulas foram viabilizados por meio de uma emenda parlamentar e uma parceria com a Associação de Doulas do Rio de Janeiro (Adoulas-RJ) e com outra unidade da Fiocruz, o Instituto Fernandes Figueira (IFF).

Nova turma

Estão abertas, até 7 de outubro de 2021, as inscrições para a nova turma do Curso de Atualização Profissional de Doula. Previstas para iniciar em 4 de novembro, as aulas serão realizadas de forma concentrada, semipresenciais, incluindo, ainda, atividades de integração com demais unidades da Fiocruz. O curso é voltado para doulas já formadas em cursos de doulagem, com escolaridade mínima de nível médio completo, atuantes no desenvolvimento de atividades de auxílio físico, informacional, emocional junto a gestantes, parturientes e/ou puérperas.

Inscreva-se aqui