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Jornada de Iniciação Científica

Estudantes do Programa de Vocação Científica da Fiocruz participam de evento para apresentar os trabalhos desenvolvidos no programa
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 24/05/2018 10h41 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Os estudantes do Ensino Médio que participam do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz participaram, no dia 21 de maio, da XXXI Jornada de Iniciação Científica do programa. O evento reuniu 66 trabalhos dos estudantes da Etapa Iniciação do Provoc, que foram apresentados na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que coordena o programa.

Na Jornada, os estudantes apresentam seus trabalhos em forma de pôster. O evento também é uma oportunidade para que alunos pré-candidatos ao Provoc conheçam um pouco mais do trabalho desenvolvido no programa e despertem o interesse em participar da iniciativa. Foi o que aconteceu com Joana Gomes da Silva, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Pedro II. No ano passado, ela participou da Jornada e se interessou em entrar no Provoc. “Achei os trabalhos interessantes e vi que tratavam de temas muitos diversos, então quis participar”, contou a estudante, que ingressou no Provoc em 2017.

“A Jornada é uma oportunidade para que os participantes do Provoc apresentem o trabalho desenvolvido no primeiro ano do programa para estudantes pré-candidatos ao Provoc e também para a comunidade científica da Fiocruz. Além disso, passam pela experiência de produzir e apresentar um trabalho científico pela primeira vez”, explicou Telma de Mello Frutuoso, coordenadora da Etapa Iniciação do Provoc.

Joana participa das atividades do Provoc na EPSJV, com a orientação da pesquisadora Bianca Borges e a co-orientação de José Mauro da Conceição Pinto, da área de Informações e Registros em Saúde. Na Jornada, Joana apresentou o trabalho “A prática do registro no trabalho do Agente Comunitário de Saúde”. A estudante contou que o tema que está estudando no Provoc, com a orientação dos pesquisadores, possibilitou que ela conhecesse mais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Também aprendi como é o processo de fazer um trabalho acadêmico, que era uma experiência que eu não tinha”, disse a estudante, que pretende continuar no Provoc, passando agora para a Etapa Avançado.

Também foi na Jornada que Maria Luisa Ferreira do Amaral, 16 anos, aluna do Colégio Estadual Amaro Cavalcante, se interessou em participar do Provoc. Ela havia conhecido o programa quando fazia um curso preparatório na ONG Redes da Maré e quando veio participar da jornada como espectadora e gostou ainda mais do que viu. “Achei muito interessante os temas dos trabalhos e quis participar também”, contou ela.

Maria desenvolve as atividades do Provoc em Farmanguinhos, com a orientação da pesquisadora Simone Sacramento Valverde e a co-orientação de Temistocles Barroso de Oliveira. Ela participa da pesquisa sobre o uso de produtos naturais para fazer o combate às larvas do Aedes aegypti e, na Jornada, fez um pôster sobre o tema “Potencial utilização de inflorescências de Solidago chilensis Meyen frente a larvas de Aedes aegypti”. “Foi incrível participar da Jornada e responder as perguntas das pessoas”, disse a estudante, que considera participar do Provoc uma experiência diferenciada para alunos de Ensino Médio. “Com 16 anos eu já fiz um pôster e, às vezes, nem na faculdade o aluno faz”, observou Maria, que pretende continuar no Provoc, que também pretende passar para a Etapa Avançado do programa.

Provoc

O Programa de Vocação Científica (Provoc) é uma proposta educacional de Iniciação Científica (IC) na área da saúde para estudantes do Ensino Médio. O Programa foi criado em 1986 pela Fiocruz e, desde então, é coordenado pela EPSJV.

O Provoc é dividido em duas etapas: Iniciação e Avançado. Na Iniciação, com duração de um ano, os alunos se familiarizam com as principais técnicas e objetos de pesquisa de Ciência e Tecnologia em Saúde. Na etapa Avançado, com duração de dois anos, o estudante desenvolve um subprojeto de pesquisa com o seu orientador, passando por todas as etapas de execução de um projeto de pesquisa.