Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mauro Iasi abre ciclo de palestras da EPSJV

 


Para comemorar seus 25 anos, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), promove na segunda-feira, 19 de abril, a primeira palestra de um ciclo que será realizado ao longo do ano de 2010. O tema ‘Educação e a Formação da Consciência Crítica’ será apresentado pelo historiador e doutor em Sociologia Mauro Iasi, que também é professor adjunto da Escola de Serviço Social da UFRJ. A palestra acontece no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV, às 14h e é aberta ao público. A palestra será transmitida ao vivo pelo site da EPSJV (www.epsjv.fiocruz.br).



O ciclo “Colóquios de ciência e política: 25 anos de educação politécnica na saúde” contará com palestras mensais, que irão abordar temas como movimentos sociais urbanos e rurais, território de Manguinhos, democracia e relação Estado e Sociedade, entre outros. O convidado de maio, ainda sem data definida, será o deputado estadual Marcelo Freixo, que falará sobre Política de Segurança Pública e Criminalização dos Movimentos Sociais.



No mês de aniversário da Escola, em agosto, será realizado um grande seminário, de 17 a 19, que contará, entre outras coisas, com um balanço dos últimos 25 anos das políticas e reivindicações nas áreas de Saúde, Educação, Trabalho e Ciência e Tecnologia.



Colóquios 25 anos



Ao completar 25 anos, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz, organiza uma série de conferências e debates denominada “Colóquios de Ciência e Política: 25 anos de Educação Politécnica na Saúde”. O objetivo é proporcionar momentos de reflexão conjunta, com trabalhadores, estudantes e companheiros de ideais, projetos e lutas, sobre os desafios teóricos e políticos que se apresentam no cenário contemporâneo da sociedade brasileira. Trata-se de um exercício coletivo de atualização de nossos princípios ético-políticos e de utilização de nossas ferramentas teórico-conceituais para a compreensão da realidade vivida e a projeção de novos desafios.



Para promover esses encontros, foram convidadas pessoas que atuam, estudando, escrevendo, formando e militando em campos do conhecimento e da intervenção político-social, fundamentais para a compreensão da forma de produzir a realidade e de organizar a vida em nosso país. Essas pessoas nos brindarão com encontros mensais, a começar neste mês, com a palestra de Mauro Iasi sobre “Educação e a Formação da Consciência Crítica”, no dia 19 de abril, segunda-feira, às 14h. Nos meses seguintes, seguiremos com temas como criminalização dos movimentos sociais; relação entre democracia, capitalismo e possibilidades de transformação social; papel das instituições públicas na constituição da relação Estado e sociedade; balanço dos movimentos sociais do campo e da cidade; relação entre ciência e expropriação ambiental no sistema capitalista; e a história de Manguinhos como território de vida e luta, dentre outros. Em agosto, mês do aniversário da Escola Politécnica, as palestras mensais serão interrompidas por uma programação intensa de uma semana com seminários e eventos culturais.



Os colóquios acontecerão sempre no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV, com transmissão ao vivo pelo site da Escola. Todos estão convidados. Aguarde a divulgação e venha debater conosco!