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Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da EPSJV é nota 4 na Capes

A avaliação, que analisa fatores como a produção científica dos docentes e discentes e o impacto social do programa, é referente ao quadriênio 2017-2020
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 15/09/2022 14h25 - Atualizado em 15/09/2022 15h11

O Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) alcançou a nota 4 na avaliação quadrienal, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado, referente ao período de 2017 a 2020, foi divulgado no dia 2 de setembro.  

Realizada a cada quatro anos, a avaliação da Capes é feita com base em critérios que consideram diversos fatores, como a produção científica dos docentes e futuros mestres, a formação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos e o impacto social do programa. Ela gera notas que vão de 1 a 7, sendo que 1 e 2, levam ao cancelamento das autorizações de funcionamento e do reconhecimento dos cursos de mestrado ou doutorado oferecidos; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. No caso dos mestrados profissionais, como o da EPSJV, a pontuação máxima é 5. 

De acordo com a Capes, a avaliação é realizada por pares, com base em informações anuais públicas e transparentes, registradas em separado por cada programa de pós-graduação na plataforma comum ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Plataforma Sucupira. A análise tem como objetivo contribuir para a garantia da qualidade da pós-graduação brasileira que se efetiva na identificação dos programas que atendam ao padrão mínimo de qualidade exigido para cada nível de curso e que, em decorrência, terão a renovação de seu reconhecimento recomendada pela Capes ao Conselho Nacional de Educação (CNE), bem como retratar a situação da pós-graduação brasileira no quadriênio de forma clara e efetiva.

Segundo Marcela Pronko, coordenadora do Programa de Pós-graduação da EPSJV, desde a coordenação anterior, a escola já havia começado um processo para dar maior organicidade ao programa, sobretudo, fortalecendo o trabalho colegiado dos professores e representação estudantil através do funcionamento das comissões permanente e Ad Hoc, que tratam das grandes questões que aparecem, como necessidade de reflexão no trabalho cotidiano. “Nesse sentido, destaco também o processo de autoavaliação e planejamento permanente, que foi desenvolvido a partir dos seminários anuais da pós-graduação, que há cinco anos promovem um balanço do que foi o ano anterior e aprofundam temas importantes para o coletivo”, destacou.

Marcela acrescentou que a comissão de autoavaliação tem desenvolvido um trabalho muito importante de produção de insumos para essa reflexão, da mesma forma que as outras comissões também o fazem. “Ao longo desse período, fizemos processos de revisão curricular, do regimento interno e do funcionamento da pós-graduação em diferentes aspectos. Todos esses elementos nos possibilitaram rever e refletir sobre nosso trabalho”, concluiu, citando ainda a importância do fortalecimento da equipe da Pós-graduação, com a incorporação de novos profissionais

A coordenadora agradeceu ainda o apoio da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (Vpeic) na estruturação do estudo de egressos, que permitiu à EPSJV entender e acompanhar os egressos da Pós-graduação e suas trajetórias. “Como a avaliação da Capes olha para os egressos como medida de qualidade, acredito que isso tenha sido estratégico”, falou Marcela, agradecendo também aos docentes e discentes e ao coletivo de trabalhadores da EPSJV, para além da Pós-graduação. “Temos muitos desafios ainda pela frente para continuar aprimorando o nosso trabalho, mas toda equipe do Programa de Pós-graduação entende que esse reconhecimento é um elemento importante para a escola como um todo”, concluiu.