Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mestrado Profissional em Saúde da Família

EPSJV participa de formação nacional coordenada pela Abrasco e a Fiocruz. Inscrições abertas até 24 de outubro
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/10/2016 10h17 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Docentes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) estão participando do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), uma formação em rede nacional, coordenada pela Abrasco e a Fiocruz e que conta com a parceria de 19 instituições de ensino que atuam no país. O curso tem o objetivo de formar profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família em diversos municípios brasileiros. Além das instituições parceiras, o mestrado tem o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e dos ministérios da Saúde e da Educação.

As inscrições para o ProfSaúde estão abertas até 24 de outubro de 2016. A primeira turma terá 200 vagas, divididas por todos os estados brasileiros. O curso terá a duração de até dois anos, com carga horária de 960 horas, na modalidade semipresencial.

O ProfSaúde tem como público-alvo médicos que atuam na Atenção Básica, docentes de graduação ou residência em medicina e preceptores ou tutores de residências médicas ou de graduação médica ou do Programa Mais Médicos. O objetivo é formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família.

A Fiocruz-RJ será responsável pelos alunos dos estados de Sergipe, Alagoas, Espírito Santo e Mato Grosso, além de dividir a responsabilidade pelos alunos de Pernambuco com a Fiocruz-PE. A professora-pesquisadora da EPSJV, Marcia Lopes, que faz parte da coordenação acadêmica nacional, destaca que o ProfSaúde tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Atenção Básica. “O Mestrado, inicialmente, vai formar docentes e preceptores para graduação e residência médica, visando fortalecer uma formação médica mais próxima das necessidades do SUS e da realidade da maior parte da população brasileira”, explica Marcia, que também é docente do curso, assim como outros sete professores da Escola Politécnica.

ProfSaúde

Mais informações sobre o Mestrado Profissional em Saúde da Família podem ser encontradas no site do ProfSaúde.

Comentários

Inscrições abertas. Para divulgação...