Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Morre Izabel dos Santos, referência na educação profissional em saúde

Enfermeira contribuiu para o desenvolvimento de políticas e programas de saúde no Brasil.


 Pioneira na luta pela educação profissional em saúde, Izabel dos Santos morreu aos 83 anos nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, em Brasília. Idealizadora do programa Larga Escala, Izabel lutou desde o início de sua vida profissional pela equidade na assistência à saúde e qualificação dos trabalhadores dessa área. Izabel será enterrada em Pirapora (MG), sua cidade natal.



Em mais de 50 anos de dedicação à enfermagem, as ideias de Izabel dos Santos contribuíram para o desenvolvimento de políticas e programas de saúde no Brasil. Nascida em março de 1927, Izabel era enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Hugo Werneck, em Belo Horizonte (MG), que atualmente pertence à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Iniciou sua vida profissional no Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp), organizando a rede de serviços na margem do Rio São Francisco. Posteriormente, trabalhou como docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco. De 1975 a 1997, Izabel foi consultora da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/Brasil) em projetos de formação de nível médio. Depois, continuou atuando como consultora especial do Ministério da Saúde e participou ainda de movimentos de resistência e de defesa dos direitos humanos.



Referência obrigatória para as Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS), Izabel sempre lutou em defesa de uma formação de nível médio ampla, que valorizasse a experiência do trabalhador. Durante toda sua vida, militou para tornar os profissionais de nível médio de enfermagem sujeitos capazes de trabalhar com dignidade e competência. “Foi uma tarefa terrível de complexa, dolorosa, demorada, ter que enfrentar toda a hegemonia estruturada, a concepção de escola, a concepção de educação. Tive que quebrar tudo isso”, disse Izabel em entrevista à Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), em 2007.



Defensora de um ensino-aprendizagem que partisse do processo real de trabalho do aluno, desenvolveu o projeto Larga Escala, que foi a base de formulação do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae). No estado do Rio de Janeiro, Izabel dá nome à Escola Técnica do SUS, inaugurada em 1989.



O Projeto Larga Escala era uma estratégia de formação de recursos humanos para o setor saúde voltada para trabalhadores sem qualificação profissional específica, já inseridos nos serviços de saúde. Já o Profae, lançado em 2000 pelo Ministério da Saúde, foi responsável pela  qualificação profissional de cerca de 270 mil atendentes e auxiliares de enfermagem que atuavam nos serviços sem nenhum formação.



EPSJV lamenta perda para Educação Profissional em Saúde



Izabel dos Santos foi uma das pessoas homenageadas no aniversário de 25 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A Escola divulgou comunicado nesta quinta-feira, 2 de dezembro, lamentando a morte de Izabel: “Ontem (1º/12) a educação profissional em saúde pôs-se de luto pela partida da companheira Izabel dos Santos, que dedicou uma vida inteira à formação dos trabalhadores de nível médio e fundamental da saúde. Nós, professores e pesquisadores da EPSJV/Fiocruz, teremos sempre conosco a firmeza de suas ideias e o exemplo de sua perseverança e generosidade na luta pela educação e pela saúde públicas, como direito de todos e condição de um projeto societário mais justo, igualitário e universal”.



Entrevista



A Revista RET-SUS de setembro publicou entrevista com Izabel dos Santos. Leia na íntegra .