Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mostra Audiovisual reúne produção de estudantes do Ensino Médio

6ª edição da Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio exibiu 24 vídeos produzidos por alunos de escolas públicas brasileiras e estrangeiras
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 01/12/2016 13h02 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu, de 23 a 25 de novembro, a 6ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, que exibe curtas produzidos por alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas, além de promover debates sobre a produção audiovisual nacional. A mostra é organizada pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da EPSJV, que também é responsável pela disciplina de Audiovisual, que é uma opção das disciplinas de artes (música, teatro, artes visuais e audiovisual) que integram o currículo do ensino médio na EPSJV.

Neste ano, foram selecionados para exibição na mostra 24 vídeos, incluindo três produções de escolas argentinas e duas da Espanha. Após a exibição dos curtas, os estudantes que produziram os filmes participaram de debates com o público.

No primeiro dia do evento, foram realizadas oficinas com os estudantes e no segundo e terceiro dias foram exibidos os vídeos selecionados. Também no segundo dia, foi exibido o filme “Menino 23”, de Belisário França, seguido de um debate com o diretor. “Menino 23” acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar, a partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda em Campina do Monte Alegre (SP), sobre 50 meninos negros e mulatos que foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados, na década de 1930. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Aos 83 anos, dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloísio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

No último dia do evento, foi exibido o filme “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, seguido de um debate com o ator Vinícius de Oliveira, que faz parte do elenco do filme. “Boi Neon” conta a história de Iremar (Juliano Cazarré), um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste trabalhando em vaquejadas. Por onde passa, Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, pois seu grande sonho é largar tudo e começar uma nova carreira na moda, como estilista no Polo de Confecções do Agreste.