Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mostra Poli do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco

Pesquisadores da Escola que apresentaram trabalhos no Abrascão puderam compartilhar experiências, vivências e impressões sobre o evento
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 13/12/2022 09h52 - Atualizado em 13/12/2022 10h24

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou, no dia 5 de dezembro, a Mostra Poli do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, o “Abrascão”, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro, em Salvador, na Bahia. Na Mostra, os pesquisadores da Escola que apresentaram trabalhos no Congresso puderam compartilhar experiências, vivências e impressões sobre o evento.

A roda de conversa foi organizada em oito eixos, nos quais foram divididos por temas os cerca de 30 trabalhos apresentados no Abrascão - Atenção Primária à Saúde, Informação e Registros em Saúde, Vigilância em Saúde, Educação na Saúde, Trabalho em saúde, Saúde mental e Atenção psicossocial, Interseccionalidades no trabalho e na educação em saúde e SUS: direito à saúde e relação público-privado. 

Segundo a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, Monica Vieira, o objetivo do encontro foi ampliar estratégias que consolidem a pesquisa, destacando questões emblemáticas que podem ser refletidas coletivamente nesse momento institucional. “Entendemos que esse encontro foi mais uma oportunidade no nosso processo de planejamento para retomar projetos estruturantes no campo do trabalho, educação e saúde, promover a reflexão e a integração entre pesquisadores, ampliar olhares acerca da produção do conhecimento científico e identificar pontos de convergência nos estudos”, ressaltou.

No evento, os professores-pesquisadores elogiaram o ineditismo da proposta e a importância do encontro pós-Congresso para compartilhar experiências, promover reflexões entre os que foram e os que não puderam ir, bem como o posicionamento e o empenho da gestão atual da EPSJV em viabilizar a participação de um número significativo de trabalhadores no evento. “Os participantes também destacaram a importância do envolvimento e da presença da Escola nas reflexões e nos debates neste momento do país e do SUS, de repactuação das agendas e da tomada de políticas públicas de saúde e educação estratégicas para o futuro, incluindo proposições de medidas para a equipe de transição do governo federal eleito, a exemplo da promoção da saúde”, lembrou Monica. 

Sobre encaminhamentos, foi destacada a necessidade da continuidade de encontros como esse, que podem contribuir para a integração e a organização da participação da ESPJV em futuros Congressos da Abrasco, como o de Epidemiologia e o de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, incluindo a participação nas comissões organizadoras dos eventos; além do Congresso Brasileiro de Agroecologia no Rio de Janeiro, em 2023. Também foi observada a necessidade da estruturação de debates e reflexões de temas transversais (como a questão do racismo estrutural, a branquitude, dentre outros) em ações que envolvam toda a comunidade acadêmica em uma programação anual de atividades.

tópicos: