Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Novas edições das revistas Poli e RETS estão disponíveis na íntegra no site da EPSJV

Nova edição da Poli discute os cinco grandes desafios que os novos gestores municipais do SUS enfrentarão, enquanto a RETS traz a cobertura do II Seminário Internacional Formação de Trabalhadores Técnicos do em Saúde no Mercosul.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 08/01/2013 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

 EPSJV/Fiocruz As novas edições das revistas Poli e RETS, publicadas pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, já estão disponíveis no site da escola. A edição n° 26 da Poli, de janeiro e fevereiro de 2013, traz matéria de capa falando sobre os principais desafios que os novos gestores municipais de saúde, que assumiram após as eleições, terão que enfrentar para garantir o direito à saúde nos 5.570 municípios brasileiros.

A edição também traz uma entrevista com o filósofo brasileiro radicado na França Michael Löwy, que fala sobre a crise do capitalismo e os movimentos reivindicatórios surgidos a partir dela em todo o mundo. Um dos autores do ‘Manifesto Ecossocialista’, Löwy também discute possíveis soluções para a crise ecológica desencadeada pelo processo de desenvolvimento do capitalismo.

Outros destaques são a reportagem sobre a Seguridade Social, que vem tendo suas fontes de financiamento sistematicamente enfraquecidas por meio de isenções fiscais, e uma matéria sobre o Dossiê da Abrasco sobre agrotóxicos, cuja terceira e última parte foi lançada no final do ano passado.  

 EPSJV/Fiocruz RETS 

Já a edição n° 14 da RETS traz matéria de capa sobre o II Seminário Internacional ‘Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Mercosul'. O evento, que repetiu o sucesso de sua primeira versão, realizada há quatro anos, mostrou alguns avanços, ainda que pequenos, que ocorreram nesse campo e trouxe algumas propostas para a ampliação das pesquisas sobre o tema.

A grande novidade é o lançamento da seção ‘Os técnicos em saúde no mundo', criada com o intuito de apresentar, em cada edição da Revista, um breve panorama da educação de técnicos de saúde nos países representados na Rede, bem como divulgar aspectos da formação e do trabalho desses técnicos, dando a eles maior visibilidade e ressaltando a importância do papel que eles exercem nos sistemas nacionais de saúde.

A revista traz também uma matéria sobre a nova estratégia de ação para o período de 2013 a 2016 da Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, do inglês Global Health Workforce Alliance), cujo título é ‘Promover a agenda da força de trabalho em saúde rumo à cobertura universal'. Para finalizar, dicas sobre publicações e websites que valem a pena conhecer e algumas pequenas notas sobre a Rede ou sobre ações de cooperação entre seus membros.