Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Novas publicações da EPSJV/Fiocruz

"Caminhos da Politecnia" e livro sobre cooperação internacional serão lançados no dia 8 de abril
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/04/2016 11h19 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lança, no dia 8 de abril, às 11 horas, duas novas publicações editadas pela Escola. O livro “Caminhos da politecnia: 30 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio”, organizado pela EPSJV, traz dois artigos inéditos – “Por um programa de transcrição para a educação: em defesa da concepção marxista de formação politécnica”, de José Rodrigues; e “Base teórico-políticas para a discussão da educação da perspectiva da classe trabalhadora”, de Paulo Tumolo. A obra traz ainda a reedição de documentos que nortearam a concepção de educação da Escola Politécnica.

Outro lançamento é o livro “Avaliação de Processo de Cooperação Técnica Internacional entre Brasil e Argentina na Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde”, de Anakeila Stauffer, Daiana Chagas, Helifrancis Ruela e Geandro Pinheiro. O livro faz parte da Série Boas Práticas da gestão dos Termos de Cooperação no contexto da Cooperação Técnica da Opas/OMS. A publicação apresenta o processo e os resultados da avaliação da ação de cooperação técnica desenvolvida pela EPSJV no escopo do “Plan de Mejora de la Calidad de Instituciones Formadoras de Técnicos em Salud”, dos Ministérios Nacionais de Educação e de Saúde da Argentina. A ação foi um dos projetos financiados pelo TC-41 (41º Termo Técnico de Cooperação e Assistência Técnica entre o Ministério da Saúde e a Opas).

Antes dos lançamentos editoriais, às 9h30, será realizada a mesa-redonda “Debates atuais para uma educação emancipadora”, com José Rodrigues, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; e Paulo Tumolo, professor do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Abertura do ano letivo

Os eventos fazem parte da Abertura do Ano Letivo da EPSJV, que também contou com a mesa-redonda “Urgências da juventude: emancipação de todos”, realizada no dia 7 de abril. A mesa-redonda teve a participação de Wesley Teixeira, do Movimento RUA; Guilherme Braga, da Rede Meu Rio; e Morgana Cortês, do Grêmio Estudantil do Colégio Pedro II; que falaram sobre feminismo, movimento estudantil e mobilidade urbana, a partir da perspectiva dos jovens. Antes da mesa-redonda, aconteceu o lançamento do novo Portal EPSJV.