Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Oficina discute a estrutura curricular de curso técnico de Vigilância em Saúde

EPSJV coordena projeto de formação profissional na área de Vigilância em Saúde
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 02/06/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Representantes de 29 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS) participaram, de 23 a 27 de maio, de uma oficina para discutir a estrutura e a organização curricular do curso técnico em Vigilância em Saúde dentro do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). A reunião foi realizada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), que coordena a área de Vigilância em Saúde do Profaps. “A oficina teve como objetivos indicar a estrutura e a organização operacional do plano de curso técnico em Vigilância em Saúde tendo como perspectiva atender às resoluções da educação e às diretrizes e orientações curriculares para a formação estabelecida pelo Ministério da Saúde”, explicou Mônica Durães, que coordenou a oficina e é consultora técnica do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde.



Durante o encontro, as escolas que já possuem planos de curso apresentaram seus projetos. Aquelas que ainda não têm o plano concluído aproveitaram para trocar experiências com as outras escolas. “Trabalhamos a organização curricular dos cursos em seus diversos aspectos. Algumas ETSUS já irão oferecer o curso a partir do segundo semestre deste ano”, disse Mônica.



De acordo com Mônica, a equipe do Deges vai avaliar os resultados dessa primeira oficina para definir qual será a próxima etapa do trabalho de construção coletiva dos cursos. “A oficina foi muito produtiva. Conseguimos entender o processo de cada escola na elaboração dos cursos, discutimos a organização curricular dos cursos e trabalhamos no que precisa ser ajustado”, disse Mônica.



Como etapas anteriores desse trabalho, foram elaborados, em 2010, o mapa de competências (eixos, habilidades e conhecimentos necessários para a área) e as guias curriculares (carga horária, público-alvo, perfil e estrutura dos cursos). Também no ano passado, as ETSUS apresentaram projetos de seus cursos e foram realizadas três oficinas regionais com as escolas para discutir de forma mais ampla o Profaps e as quatro áreas prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde - Vigilância em Saúde, Citopatologia, Hemoterapia e Radiologia.



Profaps



O Profaps é uma proposta do Ministério da Saúde para ampliar a perspectiva de educação permanente iniciada com o Profae (Programa de Formação Profissional em Enfermagem), que foi voltado para a profissionalização apenas dos trabalhadores de enfermagem. O Profaps foi criado em dezembro de 2009, com uma verba inicial de R$ 5 milhões.