Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

OPAS Brasil lança livro sobre centros colaboradores

EPSJV, que é centro colaborador da OMS para a Educação de Técnicos em Saúde, participa da publicação.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 14/05/2010 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/Brasil) acaba de lançar o livro ‘Rede de Centros Colaboradores da OPAS/OMS Brasil: potencialidades e perspectivas’. A publicação reúne informações sobre os centros colaboradores do Brasil, como a EPSJV, que é Centro Colaborador da OMS para a Educação de Técnicos em Saúde.



O livro conta com dois artigos que tratam das ações da EPSJV no cenário internacional. O texto ‘A contribuição dos Centros Colaboradores da OPAS/OMS para a formação de recursos humanos em Saúde’, de autoria da coordenadora de cooperação internacional da Escola, Anamaria Corbo, junto com Silvana Schwers Funghetto (Universidade de Brasília), José Paranaguá de Santanna (OPAS/OMS - Brasil) e Isabel Mendes (Universidade de São Paulo) fala sobre o trabalho da EPSJV como centro colaborador para a Educação de Técnicos em Saúde e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.



Já o texto ‘A Cooperação Sul-Sul do Brasil e o trabalho regional da OPAS com a participação dos Centros Colaboradores’, assinado por Anamaria, Roberta de Freitas Santos (OPAS/OMS – Brasil), Diego González Machín (OPAS/OMS – Brasil), Jorge Luiz Nobre Gouveia (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Vera Lúcia Luiza (ENSP), apresenta as ações de cooperação técnica internacional da EPSJV com países em desenvolvimento, além de mostrar o trabalho de outros centros colaboradores. “A EPSJV tem sua atuação centrada na formação de trabalhadores de nível fundamental e médio e também na formação de docentes e dirigentes da Educação Profissional em Saúde. As ações de cooperação técnica internacional são voltadas principalmente para o desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento de instituições de ensino dedicadas à formação de trabalhadores técnicos em saúde em países das Américas e países africanos de língua portuguesa”, explica Anamaria.



O livro é divido em três capítulos. No primeiro, ‘Saúde e Cooperação: capacidades, conhecimentos e práticas das ações dos Centros Colaboradores da OPAS/OMS no Brasil’, são discutidos aspectos de interesse geral para os centros colaboradores. O segundo, ‘Centros Colaboradores da OPAS/OMS no Brasil: uma construção coletiva – entrevistas e relatos’, traz entrevistas com os diretores de centros, autoridades de saúde dos países e consultores da OPAS/OMS. No último capítulo, ‘Centros Colaboradores da OPAS/OMS no Brasil: o trabalho em rede refletido na cooperação técnica’, há um histórico da conformação do trabalho em rede e uma apresentação detalhada de cada um dos centros.



Segundo a apresentação do livro, o objetivo da publicação é consolidar as informações sobre os centros colaboradores da OPAS/OMS no Brasil. A ideia é que, a partir deste primeiro documento, seja iniciada uma sequência de publicações sobre as contribuições dos centros colaboradores da América Latina e do Caribe, com o objetivo de fortalecer a rede brasileira de centros colaboradores e instituições de referência no país.