Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Profissionais da área de Informações em Saúde participam de curso da EPSJV

Instituição oferece curso de especialização técnica para trabalhadores do interior fluminense
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 06/10/2011 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Profissionais de saúde do interior fluminense estão participando, desde o fim de setembro, do Curso de Especialização Técnica em Informações em Saúde, oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A demanda do curso partiu do Pólo Sul de Educação Permanente da Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. “Quase todos os profissionais da área de saúde necessitam de informações em seu processo de trabalho, mas, normalmente, assim como acontece com muitos técnicos da área de saúde, os profissionais dessa área têm uma formação mecanicista, feita em serviço”, explica a professora-pesquisadora da EPSJV, Márcia Fernandes Soares, que coordena o curso juntamente com a professora-pesquisadora Martha Peçanha Sharapin.



As coordenadoras explicam que a qualificação dos profissionais que atuam na área é importante para que se produzam informações de qualidade e úteis para a gestão, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e para uso dos próprios profissionais de saúde. “Historicamente, a área de Informações em Saúde dos serviços é composta de trabalhadores de nível médio sem qualificação específica para atuar no setor. O déficit de profissionais qualificados para desempenharem as atividades nessa área é significativa no país, o que acarreta ‘nós críticos’ quanto à qualidade e ao uso dos dados e das informações para a gestão do SUS”, diz Márcia.



O curso teve início no dia 23 de setembro e a previsão é que seja concluído até 17 de dezembro. As aulas são realizadas em Volta Redonda (RJ) e contam com a participação de dois trabalhadores da área de gestão de cada município – Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Angra dos Reis e Mangaratiba. As aulas são ministradas por profissionais da EPSJV e por professores convidados.



A especialização tem carga horária de 248 horas, divididas em quatro eixos temáticos - Introdução às Políticas Públicas de Saúde no Brasil; Informação em Saúde; Sistemas de Informações em Saúde; e Trabalho e Educação. Para concluir o curso, os alunos irão produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual deverão elaborar um projeto de intervenção em seus locais de trabalho.