Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Raic na EPSJV

Evento na unidade reuniu mais de 50 trabalhos de iniciação científica produzidos por bolsistas Pibic
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 24/05/2016 15h50 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou no dia 20 de maio a etapa da unidade na 24ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fiocruz, que reúne trabalhos de iniciação científica de alunos do Ensino Médio e da graduação.

Na parte da manhã, foram feitas as apresentações orais dos cinco trabalhos dos bolsistas de graduação, que foram avaliados por duas pesquisadoras da EPSJV – Cristina barros e Grasiele Nespoli - e uma da Faculdade de Educação da UFRJ - Vânia Cardoso da Motta. À tarde, foi realizada a sessão de painéis com os 47 trabalhos dos bolsistas Pibic Ensino Médio, que foram avaliados por 36 pesquisadores da EPSJV. Na Escola, parte dos alunos do 4º ano do Ensino Médio são bolsistas Pibic e desenvolvem trabalhos de iniciação científica.

Os trabalhos tratavam de temas variados como microcefalia, gravidez na adolescência, feminismo, mídia, saúde mental, religião, distúrbios alimentares, gênero e sexualidade, entre outros temas. Para Marcela Alejandra Pronko, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV e coordenadora do Pibic na Escola, a Raic é uma oportunidade, principalmente para os alunos do Ensino Médio, de terem seu primeiro contato com um evento científico. “Eles mostram seus primeiros passos no processo de ‘fazer ciência’, expondo as questões que os mobilizam com entusiasmo, mas sem perder de vista as exigências metodológicas do conhecimento científico”, destaca Marcela.

A Raic 2016 na Fiocruz foi aberta no dia 10 de maio e se encerra em 8 de junho. O evento é organizado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR) e é descentralizado com etapas em todas as unidades e centros regionais da Fiocruz. A Raic tem como objetivo avaliar o desempenho dos bolsistas através da exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, que são avaliados por pesquisadores da Fiocruz.