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Sistematização de informações a favor do trabalho do agente de saúde

Diagnóstico informacional foi tema de aula aberta que marcou encerramento de eixo do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde da EPSJV
Bianca Bezerra - EPSJV/Fiocruz | 13/12/2019 11h22 - Atualizado em 01/07/2022 09h43

Bianca BezerraA Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu na última segunda-feira (9/12) o encerramento do Eixo de Informações e Registros em Saúde do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (Ctacs). Durante a aula aberta – ‘Diagnóstico Informacional: Informações e registros em Saúde na perspectiva do ACS’ –, os estudantes apresentaram diagnósticos e todo o processo de trabalho que envolve a informação e o registro de dados coletados em diversas clínicas de saúde pública espalhadas pelos municípios do estado do Rio de Janeiro, dentre eles, Duque de Caxias, Mesquita e Nova Iguaçu.

“Diagnóstico informacional é todo o processo que os agentes fazem desde o momento em que coletam o dado, organizam, sistematizam, até o momento no qual eles decidem sobre o que fazer com essa informação”, explica a professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz, Bianca Borges. A aula aberta contou ainda com a participação do professor-pesquisador e da doutoranda da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), José Wellington e Isabel Domingos, respectivamente.

Ofertado pela EPSJV/Fiocruz desde 2008, o Ctacs visa certificar os agentes da estratégia saúde da família de modo a fortalecê-los enquanto categoria profissional, além de potencializar o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde. “Participar desse curso é muito importante porque a proposta é trazer a nossa própria experiência para que através dela seja possível entender a complexidade do nosso trabalho, que é extremamente importante para o cidadão e para o território”, relata a ACS Ana Iara Valeriano, aluna da EPSJV/Fiocruz.

A proposta curricular se estrutura a partir de três etapas formativas que procuram contemplar a construção histórica do trabalho do ACS, a organização e desenvolvimento do trabalho, e o papel do ACS no âmbito da participação política. “Todas as discussões que eu tenho com os alunos em sala são no intuito de valorizar o trabalho deles, porque o registro dos ACS é um dos mais importantes que nós temos na atenção básica, e que infelizmente acaba sendo desprezado pela saúde como um todo”, explica José Mauro da Conceição Pinto, professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz e um dos docentes do Eixo de Informações e Registros em Saúde.