Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Um novo formato de alimentação na EPSJV

Cozinha da escola passará por obras para adequação do fluxo de trabalho. Enquanto isso, alimentação dos estudantes está sendo oferecida em quentinhas
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 24/03/2022 12h31 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

Um novo formato de alimentação tem sido ofertado aos alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Com o retorno das aulas presenciais, em agosto de 2021, a Escola passou a oferecer, em formato de quentinhas, o café da manhã, o almoço e o lanche da tarde para os alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde integrado ao Ensino Médio (CTNMS) e o jantar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso ocorreu porque, entre os anos de 2019 e 2020, a EPSJV recebeu alguns apontamentos da auditoria interna da Fiocruz e do Conselho Regional de Nutrição em relação ao fluxo de produção e espaços do serviço de alimentação da Escola. Com isso, será necessário a realização de obras de adequação que devem ser iniciadas em 2023.  

Diante disso, atualmente, há um contrato de fornecimento de alimentação, por meio de quentinhas, para os estudantes da Escola. Segundo a nutricionista da EPSJV, Taísa Machado, quando as quentinhas chegam até a escola é realizado o monitoramento da qualidade e o controle de temperatura dos alimentos. “Todos os dias, eu faço a prova de comida antes de liberar para os alunos. Isso faz parte do cuidado que temos para garantir que essa alimentação esteja de acordo com as normas sanitárias, garantindo uma alimentação saudável e adequada a todos”, ressalta.

A nutricionista aponta que processo de transição com a alimentação é temporário, mas necessário. “Assim que fizermos as adequações na cozinha, voltaremos com nosso serviço de alimentação. Enquanto isso, estamos fazendo reuniões com a empresa das quentinhas, alinhando nossas estratégias e adequando a alimentação, com bastante atenção ao cardápio”, contou, pontuando que, recentemente, com a ajuda do Grêmio Politécnico, foi realizada uma pesquisa de satisfação sobre o serviço ofertado, buscando melhorias no processo.

Taísa destaca ainda que os canais de comunicação da Escola com pais e responsáveis e com os próprios estudantes estão abertos. A nutricionista está presencialmente na EPSJV, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Ela também está disponível pelo e-mail taisa.machado@fiocruz.br e pelo telefone (21) 3865-9713. Além disso, há um livro de reclamações, elogios e sugestões na Secretaria Escolar da EPSJV.

Durante todo período de pandemia da Covid-19, a Escola manteve seu compromisso com o direito à alimentação escolar e à segurança alimentar e nutricional dos estudantes com a distribuição mensal de kits de alimentação. A iniciativa atende à Lei nº13.987, de 7 de abril de 2020, que autorizou, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos da Fiocruz e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).