Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Um olhar sobre os sistemas de saúde

Seminário de Gestão, organizado por alunos da EPSJV, discute os sistemas de saúde. Programação também incluiu apresentações de trabalhos dos estudantes
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 01/12/2016 13h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

Com o tema “Um olhar sobre os sistemas de saúde”, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu, nos dias 28 e 29 de novembro, o Seminário de Gestão 2016, evento organizado por alunos do 4º ano da habilitação técnica de Gerência de Serviços de Saúde, com o apoio dos professores do curso.

No abertura do evento, Marli Cruz, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) apresentou a mesa-redonda “Avaliar para que?”. Marli fez um breve histórico e falou sobre os objetivos dos processos avaliativos para determinar as intervenções necessárias em saúde. Ela explicou que as avaliações permitem compartilhar conhecimentos e melhorar os processos em saúde, permitindo a reestruturação e a melhoria da qualidade dos serviços em saúde. Marli destacou ainda que a avaliação é uma importante ferramenta de gestão.

Após a mesa-redonda, foi realizada a apresentação de trabalhos dos alunos. Na parte da tarde, os estudantes participaram de oficinas de música, teatro e audiovisual com o tema “Situações de saúde no Brasil: determinantes e condicionantes”.

No segundo e último dia do seminário, foi realizada a mesa-redonda “O que dizem os indicadores de saúde?”, com Francisco Viacava, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz) e Márcia Fausto, da Ensp/Fiocruz.

Francisco Viacava falou sobre “Informações em Saúde no Brasil” e explicou que o ponto de partida para a produção de um indicador é ter uma pergunta clara sobre o que se quer saber. Segundo ele, quando se tem um banco de dados bem elaborado, essa análise gera uma informação de qualidade. Como exemplos de fontes de dados em saúde, Francisco citou as estatísticas e as bases de dados populacionais e periódicas, que podem ser públicas ou privadas. Ele falou ainda sobre os principais sistemas de indicadores do Brasil, apontando suas deficiências e melhorias nos últimos anos.

Márcia Fausto falou sobre “Avaliação da Atenção Primária em Saúde (APS): Porque avaliar a APS?”. Em sua exposição, ela abordou a metodologia e apresentou alguns resultados base de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde, que traz um panorama da Atenção Básica no Brasil. Márcia destacou que os indicadores são importantes para fortalecer a Atenção Primária.

Após a realização do debate, foi apresentado o vídeo “Determinantes Sociais da Saúde: Tuberculose por quê?”, produzido por alunos e professores durante as oficinas temáticas realizadas no primeiro dia do seminário.

Mostra

Como parte das atividades do seminário, no dia 30 de novembro, os alunos do 4º ano de Gerência em Saúde participaram da I Mostra de Estágio do Nível Técnico, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.