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“Urgências da juventude: emancipação de todos” é o tema da abertura do ano letivo da EPSJV

Evento acontece nos dias 7 e 8 de abril e terá também o lançamento de novos livros e do novo Portal da EPSJV
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 31/03/2016 00h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

“Urgências da juventude: emancipação de todos” é o tema da Abertura do Ano Letivo 2016 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que acontecerá no dia 7 de abril, às 14 horas. A mesa-redonda terá a participação de Wesley Teixeira, do Movimento RUA; Guilherme Braga, da Rede Meu Rio; e Morgana Cortês, do Grêmio Estudantil do Colégio Pedro II. Entre os temas abordados no debate estão o feminismo, movimentos estudantil e mobilidade urbana, todos a partir da perspectiva dos jovens. Antes da mesa-redonda, haverá o lançamento do novo Portal EPSJV.

Os eventos de abertura do ano letivo 2016 da EPSJV continuam no dia 8 de abril, às 9h30, com a mesa-redonda “Debates atuais para uma educação emancipadora”, com José Rodrigues, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; e Paulo Tumolo, professor do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lançamentos editoriais

Após a mesa-redonda, às 11 horas, haverá o lançamento dos novos livros editados pela EPSJV. “Caminhos da politecnia: 30 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio”, organizado pela EPSJV. O livro traz dois artigos inéditos – “Por um programa de transcrição para a educação: em defesa da concepção marxista de formação politécnica”, de José Rodrigues; e “Base teórico-políticas para a discussão da educação da perspectiva da classe trabalhadora”, de Paulo Tumolo. A obra traz ainda a reedição de documentos que nortearam a concepção de educação da Escola Politécnica.

Outro lançamento é o livro “Avaliação de Processo de Cooperação Técnica Internacional entre Brasil e Argentina na Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde”, de Anakeila Stauffer, Daiana Chagas, Helifrancis Ruela e Geandro Pinheiro. O livro faz parte da Série Boas Práticas da gestão dos Termos de Cooperação no contexto da Cooperação Técnica da Opas/OMS. A publicação apresenta o processo e os resultados da avaliação da ação de cooperação técnica desenvolvida pela EPSJV no escopo do “Plan de Mejora de la Calidad de Instituciones Formadoras de Técnicos em Salud”, dos Ministérios Nacionais de Educação e de Saúde da Argentina. A ação foi um dos projetos financiados pelo TC-41 (41º Termo Técnico de Cooperação e Assistência Técnica entre o Ministério da Saúde e a Opas).

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