Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Entrevista: 
Fernando Pigatto

Conheça o novo presidente do CNS

Fernando Zasso Pigatto foi eleito pelo pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) como novo presidente para atuar até 2021. Pigatto é conselheiro nacional de saúde desde 2014, representante dos usuários pela Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).
Ana Paula Evangelista, Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 17/12/2018 16h25 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Fernando Pigatto é formado em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Iniciou sua atuação social na década de 1980 em grupos de jovens da Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Igreja Católica. Na década de 1990, participou da direção de entidades do movimento estudantil secundarista e universitário e da Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar. Atualmente é presidente da Federação Gaúcha das Uniões de Associações de Moradores e Entidades Comunitárias (FEGAMEC). No CNS, foi coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde, responsável pela coordenação da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e pela aprovação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS).

Em entrevista para o Portal EPSJV/Fiocruz, Pigatto destaca entre os desafios da nova gestão o planejamento da 16º Conferência Nacional de Saúde e a luta para provar a inconstitucionalidade da Emenda Constitucional 95, que congela os gastos para saúde e educação por 20 anos.

Confira na íntegra: https://www.facebook.com/EPSJVFiocruz/videos/2240055749598470/