Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

35 anos atrás: o Brasil e o mundo em 1985

A sessão 'Almanaque' da edição especial da Revista Poli traz o que acontecia no Brasil e no mundo no mesmo ano em que nascia a Escola Politécnica
Bianca Bezerra - EPSJV/Fiocruz | 19/08/2020 12h03 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

- Num país com 135 milhões de habitantes, a expectativa de vida média no Brasil era de 61,3 anos para homens e 67,6 anos para mulheres.

- Um dos indicadores importantes da situação de saúde, a mortalidade infantil do Brasil pós-ditadura e pré-SUS era quase seis vezes maior do que a atual: 67 óbitos por 1.000 nascidos vivos.

- O analfabetismo também assombrava: 21% de brasileiros de 15 anos ou mais não sabiam ler e escrever, número que vem caindo lentamente – hoje são 6,8%.

- Foi nesse cenário que, em 15 de janeiro, de forma indireta, Tancredo Neves foi eleito presidente da República do Brasil. Era o primeiro presidente civil depois de 21 anos de governos militares. Mas nem chegou a tomar posse: morreu em abril do mesmo ano, sendo substituído pelo vice, José Sarney.

- Em novembro, depois de mais de duas décadas de ditadura, aconteceram as primeiras eleições diretas para prefeito, vice-prefeito e vereadores das capitais, cidades e municípios inseridos na antiga Lei de Segurança Nacional no Brasil. É que depois de ter rejeitado a Emenda Dante de Oliveira no ano anterior, em maio de 1985 o Congresso Nacional aprovou outra Emenda Constitucional que restabeleceu eleições diretas para presidente da República e prefeitos. Os governadores já eram eleitos pelo voto popular desde 1982.

- Ao mesmo tempo, no mundo, Mikhail Gorbachev assumia como Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, dando início, no ano seguinte, a um conjunto de reformas políticas e econômicas que culminaria com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1991.