Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Aluna da EPSJV fica em primeiro lugar na etapa inicial da 3º Olimpíada Brasileira de Matemática

Aluna do primeiro ano do Ensino Médio Integrado da Escola Politécnica, Paula Sarmento tem muito a comemorar. É que ela ficou em primeiro lugar na fase inicial da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, um evento promovido anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A prova, que contou com a participação de mais de 17 mil estudantes, é dividida em três níveis (5 a e 6 a séries; 7 a e 8 a séries e Ensino Médio). Segundo Paula, a dificuldade é mediana e há muitas questões de raciocínio lógico, o que permite que alunos de diferentes graus de escolaridade realizem o mesmo exame em igualdade de condições.

A primeira fase aconteceu no dia 14 de agosto e foi composta por 20 questões de múltipla escolha. Paula acertou 19. “Eu estava bastante animada. Gosto muito de matemática e desse tipo de prova, apesar de ter sido um pouco cansativa”, comenta a aluna, que, como os outros alunos, agora se prepara para a segunda etapa, a ser realizada no dia 20 de outubro, apenas com questões discursivas.

Os prêmios da competição são: medalhas para os alunos, notebooks para as escolas e troféus para os municípios. O estímulo ao estudo da Matemática, a identificação de jovens talentos, o incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e a promoção da inclusão social por meio da difusão de conhecimento são alguns dos objetivos da Olimpíada. A divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 10 de dezembro.