Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Alunos participam de olimpíada de matemática

A última colocação no ranking mundial de matemática, alcançada pelo Brasil, em 2004, no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, da Unesco, não desestimulou algumas instituições de ensino e seus estudantes. Na EPSJV, treze alunos do 3° ano do Ensino Médio participaram da primeira fase da 27ª Olimpíada Brasileira de Matemática, no último sábado, 11 de junho.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática, com o apoio do CNPq e do Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Olimpíada objetiva servir de veículo para a melhoria do ensino da disciplina no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral. Já o professor de matemática da Escola, Márcio Rolo, enxerga a competição de maneira mais crítica.

'É uma das ações necessárias para se tentar reverter o quadro grave do ensino da disciplina no Brasil. No entanto, é interessante que se some a essa iniciativa outros aportes da educação da matemática, que reflitam sobre os processos de construção do conhecimento e da apropriação deste conhecimento nos diversos campos da vida social, como por exemplo, no nosso caso, na formação de técnicos da área da saúde, que irão atuar no SUS'.

Para os alunos, a participação na Olimpíada representa uma experiência proveitosa. Eles consideraram as questões difíceis e trabalhosas, mas pertinentes ao programa do Ensino Médio, trazendo assim tranqüilidade na realização da primeira prova. Quanto à segunda fase, esperam que seja mais complexa, já que as questões serão dissertativas.

Além do resultado da primeira fase, previsto para setembro, os treze adolescentes aguardam outra competição: a 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que ocorre em agosto. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a competição já possui mais de oito milhões de inscritos, entre eles, os alunos da EPSJV.