Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Aula inaugural abre módulo de Serviços Gerais do curso técnico de Gestão

Durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000, na sede da ONU em Nova York, líderes de 189 países assinaram a Declaração do Milênio, oficializando um pacto para priorizar a eliminação da fome e da extrema pobreza no planeta até 2015. E foi a partir dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela Cúpula, que dois professores, Irai Borges e Sarita Lopes da EPSJV, mais uma vez concebem este conteúdo para este semestre no módulo de “Serviços gerais: segurança e saúde do trabalhador no ambiente hospitalar”, parte do curso técnico de Gestão em Serviços de Saúde oferecido pela Escola. No último dia 4, cerca de 60 pessoas, entre alunos, professores e convidados, participaram da aula inaugural no auditório da ESPJV e puderam conhecer melhor a estrutura e os conteúdos do módulo, ministrado no segundo ano do curso técnico.

Os coordenadores do módulo, Irai Borges e Sarita Lopes, do Laboratório de Manutenção e Equipamentos de Saúde (Labman), acompanhados de Valéria Lagrange, coordenadora do Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde da Escola (Labgestão), e com a colaboração da assistente em gestão educacional Vânia Viana, que apresentou o conceito de omnilateralidade, juntos apresentaram aos alunos e ao corpo docente, os principais objetivos do módulo, e adiantaram alguns pontos que serão importantes no decorrer do semestre, como grade curricular, material didático, metodologia para o trabalho de conclusão do módulo (TCM) e formas de avaliação dos estudantes. Fazer com que os futuros profissionais compreendam e cumpram medidas de segurança e saúde no ambiente hospitalar é a principal meta desta etapa.

Na aula inaugural, os alunos puderam observar como será o módulo de “Serviços Gerais”, organizado a partir de duas ‘vertentes’: desenvolvimento humano e técnico-científico. A primeira tem como ponto de partida os próprios ODM - erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Servirão de base para os estudantes noções de: filosofia, educação, democracia e cidadania, sempre relacionadas à sua atividade profissional. Segundo Sarita, “é importante mostrar que as metas do milênio não estão distantes da realidade de cada um de nós, é preciso que haja divulgação e envolvimento de cada cidadão”. “Para que se tornem cidadãos do mundo, ‘encharcados’ desse olhar”, complementa Iraí. As metas do milênio foram eleitas como ponto de partida também por seu caráter universal e atemporal (Edgar Morin e Pinsk). Como principal fonte de leitura deste módulo básico, os alunos contarão com uma apostila, que reúne textos de autores como Paulo Freire, Gaudêncio Frigotto, Dominique Revel, Maria L. Covre, Suzana Canes, Maria Lúcia Aranha e Irandi Pereira e outros, selecionados pelos próprios coordenadores do módulo.

A segunda ‘vertente’ é composta de 27 disciplinas técnico-científicas sobre temas que contemplam de resíduos de serviços de saúde, a filosofias religiosas. De acordo com os coordenadores, é preciso preparar os profissionais de saúde para lidar com a expressão das diversas crenças de pacientes e familiares no ambiente do hospital. Na aula inaugural, cada disciplina foi apresentada pelo professor responsável, o que, segundo os próprios alunos, contribuiu para desmistificar assuntos que causam, de início, certo estranhamento, como Cromotécnica e QUAIC - Qualidade do Ar Interior Climatizado Artificialmente.

Foram também anunciados no evento os temas dos TCM a serem apresentados este ano, que serão: Gestão da água, Segurança e saúde do trabalho em estabelecimentos de saúde, Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, e Filosofias religiosas. E para explanar aos estudantes, alunos de 2005 contaram aos colegas um pouco de sua experiência na elaboração do projeto final, pois, segundo Irai Borges, “a idéia é manter sempre acesa a chama da pesquisa".