Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Criação e formação da RETS

Criada em 1996, a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde é uma articulação entre instituições e organizações da América Latina, Caribe, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Portugal envolvidas com a formação de técnicos da área da saúde. A RETS surgiu na Cidade México em uma reunião convocada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) entre os membros fundadores: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba e México.

Durante seus cinco anos de funcionamento, 21 países do continente americano participaram da Rede, que tinha sua secretaria executiva sediada na Escola Pública da Costa Rica. Desde setembro de 2005, esta secretaria funciona na EPSJV, instituição credenciada como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde, em agosto de 2004.

Atualmente, a RETS é composta por 19 países, 12 representações de Ministérios da Saúde e da Educação, 14 representações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 68 escolas e duas associações de profissionais técnicos. Além de retomar e expandir suas atividades, o principal desafio da Rede é fortalecer a área de formação de técnicos em saúde, de forma a subsidiar a formulação de políticas públicas de Trabalho, Educação e Saúde nos países membros.