Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Curso desenvolve auxiliares de enfermagem para a atenção em HIV/Aids

Capacitar auxiliares de enfermagem para atuarem na atenção ao paciente com Aids ou HIV positivo é o objetivo do Curso de Desenvolvimento Profissional oferecido pelo Núcleo de Processo de Trabalho e Educação em Saúde (Nuptes), do dia 19 de outubro a 30 de novembro, coordenado por Angélica Fonseca. O curso, cuja primeira formulação foi derivada de um projeto financiado pelo Programa Nacional de DST/Aids visando à qualificação do profissional de nível médio, encontra-se em sua quarta versão.

As aulas compõem um programa que valoriza o contato prévio de trabalhadores de nível médio em saúde com equipes de enfermagem. 'A partir das entrevistas com trabalhadores envolvidos na atenção ao paciente HIV/Aids, elaboramos o perfil de conteúdos do curso com abordagens, por exemplo, sobre preconceito, aspectos emocionais, epidemiologia além de procedimentos de enfermagem relevantes no cuidado desse paciente', explica Angélica Fonseca.

O curso conta com materiais didáticos específicos que foram elaborados para auxiliar as aulas, complementando, segundo a coordenadora, 'a proposta de contribuir para que o profissional tenha uma compreensão abrangente do processo de cuidar de uma pessoa que vive com HIV/Aids'. O conteúdo das aulas é oferecido conforme uma abordagem participativa de temas relacionados a aspectos teóricos e da prática dos trabalhadores, dentre os quais: o papel do auxiliar de enfermagem na equipe de saúde, a transmissão e a prevenção do HIV, a biossegurança, os aspectos psicológicos de pacientes e os profissionais envolvidos na assistência.