Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Desafios do envelhecimento é tema de palestra de encerramento do curso de cuidador de idoso

A aula de encerramento da primeira fase do Curso de Qualificação Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente contou com a palestra intitulada ‘Desafio do Envelhecimento para o Sistema Único de Saúde’, proferida pelo coordenador da Área Técnica da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, José Luiz Telles. O evento aconteceu no dia 19 de dezembro e marcou o fim da etapa teórica do curso.

Telles enfatizou importantes elementos e projetos do SUS que visam à melhoria da vida dos idosos. Entre eles, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que servirá como instrumento na detecção de situações de risco e priorização de atendimento. Ela conterá dados e informações sobre a vida e as limitações do portador, preenchidos por profissionais da saúde. Além disso, apontou caminhos para essa política, como a qualificação dos profissionais, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a instituição de unidades de pronto atendimento, a promoção da reabilitação física, cognitiva e social na comunidade e o avanço dos cuidados, tanto nos meios familiares quanto nas instituições destinadas a idosos. O coordenador acredita ser fundamental investir na melhoria de centros que tratem do bem-estar físico, social, mental e espiritual do idoso, seja no âmbito público ou privado.

Organizado pelas pesquisadoras Pilar Belmonte e Maria Cecília Carvalho, o curso tem como objetivo formar profissionais que possam atuar junto a idosos na rede de serviços, na própria família e na comunidade, incentivando a maior autonomia possível do idoso sob sua responsabilidade e realizando os cuidados necessários. A segunda etapa do curso será prática, e deverá ser desenvolvida nos próprios locais de estágio dos alunos.

 

 

Comentários

CURSO CUIDADOR DE IDOSO...COMO EFETUAR MATRICULA , QUAL O PROCEDIMENTO, QUAL A EXIGÊNCIA PARA TAL ?

Eu me interessei pelo curso

Gostaria de fazer o curso por que me interessa

Quero muito fazer esse Curso.

Também quero fazer esse curso!

Gostaria de fazer a inscrição para o curso. Como faço ?

Gostaria de sabe como posso fazer minha inscrição para o curso cuidado de idoso

Gostaria de fazer o curso