Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Documento para Plano de Cooperação em Saúde é aprovado pela CPLP

Em reunião realizada em Lisboa, Ministros da Saúde dos países em Língua Portuguesa aprovam o Pecs e o Fundo Setorial da Saúde.
Luiza Ribeiro - EPSJV/Fiocruz | 21/05/2009 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47


Foi aprovada na última sexta-feira, dia 15 de maio, na II Reunião de Ministros da Saúde da Comunidade dos Países em Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, o documento base do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde 2009-2012 (Pecs). Na reunião, foi criado o Fundo Sectorial da Saúde da CLPL e foram destrinchados os sete eixos estratégicos que nortearão as ações da Comunidade.



Elaborado com o auxílio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), de Portugal, o Pecs fora previamente aprovado durante a reunião extraordinária dos Ministros da Saúde da CPLP, em setembro de 2008. Posteriormente, o documento entrou em fase final de elaboração, com aprofundamento nos eixos estratégicos e definição de orçamento.



O Pecs é orientado por sete eixos estratégicos: Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde, Informação e Comunicação em Saúde, Investigação em Saúde, Desenvolvimento do Complexo Produtivo da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Monitoramento da Situação de Saúde, Emergências e Desastres Naturais e  Promoção e Proteção da Saúde. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) será colaboradora em quatro deles: formação e desenvolvimento de força de trabalho, informação e comunicação em saúde, investigação em saúde e promoção e proteção da saúde. Um dos projetos é a coordenação da estruturação da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da CPLP, cujo objetivo é “ampliar e qualificar a formação nas escolas técnicas de todos os países componentes, com ênfase nos países africanos e no Timor Leste.”