Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Encontro da BVS-EPS aproxima as ETSUS

Estreitar os laços com os representantes das Escolas Técnicas do SUS de todo o país e, assim, torná-los parceiros na organização e desenvolvimento de dados e referências bibliográficas sobre educação profissional em saúde. Estes foram alguns dos objetivos do 1º Encontro do Comitê Executivo da Biblioteca Virtual de Saúde de Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS), realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, de 16 a 18 de novembro. O evento foi resultado de uma parceria da EPSJV com o Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict/Fiocruz), o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ MS.

Durante o Encontro, organizado pela Secretaria Técnica da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) e pela Secretaria Executiva da BVS-EPS, os participantes visitaram as instalações das Bibliotecas de Manguinhos, da Ensp e Emília Bustamante (EPSJV) e conheceram as bibliotecas virtuais geradas nestas unidades. Além disso, foram apresentados aos conceitos e à estrutura de uma BVS pelas palestrantes Miriam Piazza, bibliotecária da Bireme, Sarah Pimenta e Regina Cardoso, da BVS-EPS.

Sarah Pimenta apresentou a BVS-EPS, orientando os participantes quanto ao conteúdo e aos procedimentos para disponibilizar materiais na base de dados bibliográficos desta Biblioteca. Por meio de atividades práticas orientadas pelas palestrantes, os 41 representantes acessaram algumas BVS's, conhecendo os acervos e as ferramentas disponíveis na internet. Para Piazza, que esclareceu questões sobre as propostas e metodologias de trabalho, o encontro foi positivo. 'Encontrei aqui pessoas dispostas a colaborar para a construção e desenvolvimento da BVS-EPS', destacou a representante da Bireme.

Os participantes do evento têm a missão de multiplicar as informações, difundindo o conhecimento sobre o tema nas escolas nas quais trabalham. Bernadete de Lemos Carvalho, representante da Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco, no último dia evento, disse querer retornar à sua escola para compartilhar com os colegas de trabalho as discussões e instruções transmitidas. Segundo ela, os materiais fornecidos durante o encontro serão úteis e o apoio à BVS-EPS será recíproco. 'Há assuntos variados organizados no site da Biblioteca e poderemos fazer muita pesquisa. E também temos trabalhos de nossos alunos e professores que poderão ser incluídos como informações. É uma troca. Nós ajudamos a construir a BVS e, por outro lado, ela nos ajuda', ressaltou Bernadete.

Regina Cardoso, da BVS-EPS, acredita que o Encontro foi o primeiro passo para uma parceria que tende a ser cada vez maior e constante. 'As atividades realizadas se complementaram e estabelecemos um vínculo de comunicação com as ETSUS. A partir de agora, será criada uma rotina de troca, de parceria, pois não queremos perder conhecimento. Nosso objetivo é registrar todas as informações produzidas ou que chegam nessas escolas', diz Cardoso.

Para a coordenadora da Secretaria Técnica da RET-SUS, Renata Reis, a BVS é mais uma perspectiva concreta de se trabalhar em rede. 'Acho que este encontro reforçou ainda mais os elos e as trocas entre as escolas. O movimento dessas instituições de se reconhecerem enquanto um elo da RET-SUS é um processo que tem tido avanços a cada dia. Acho que aparticipação das bibliotecárias das escolas neste evento tende a reforçar e ampliar isso', destaca a coordenadora.