Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV abre novos cursos noturnos para jovens e adultos

Alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos

Numa iniciativa inovadora na Fiocruz, a partir do dia 1° de agosto, mais salas de aula da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) funcionarão à noite para cerca de 170 alunos integrantes da Cooperativa dos Trabalhadores de Manguinhos (Cootram) e moradores das comunidades vizinhas ao Campus.

Com orientação pedagógica e administrativa da EPSJV e da Diretoria de Recursos Humanos (Direh), o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja), tem como objetivo a formação de jovens e adultos em níveis de Ensino Fundamental e Médio e a preparação para o vestibular.

Esse programa, que vem sendo desenvolvido na Fiocruz para os servidores desde 2000, foi ampliando para as comunidades do Complexo de Manguinhos, onde foram instituídos dois Pólos de Educação de Jovens e Adultos.

A partir de 1o de agosto, a EPSJV disponibilizará o seu espaço físico e infra-estrutura para o funcionamento do Pólo 2, com o objetivo de possibilitar a inclusão educacional e social, de jovens e adultos, visando a conquista da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Essa iniciativa, a partir de uma concepção ampla do processo saúde-doença e em sintonia com as diretrizes políticas da Fiocruz, se propõe a contribuir para a redução da desigualdade social.

Além de disponibilizar cinco salas de aula, a EPSJV oferece a metodologia de ensino e o material didático desenvolvidos na Escola. A orientadora pedagógica do Programa, Ignez Siqueira, do Laboratório de Iniciação Científica da EPSJV, aponta ainda outras contribuições: 'Abrir o espaço da EPSJV para que as comunidades vizinhas tenham acesso à Educação é uma decisão política importante da Direção que propiciará a formação profissional dos trabalhadores de Manguinhos e com um pouco mais de segurança para professores e alunos', disse Ignez, que é representante da EPSJV nos Programas de Ações Sociais da Fiocruz.

A abertura dos cursos noturnos será realizada no dia 1° de agosto, às 17h30, no auditório da EPSJV, numa cerimônia que contará com a presença de representantes das entidades envolvidas e dos novos alunos.