Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV colabora com implantação de curso técnico no Paraguai

No último mês de agosto, foi cumprida mais uma etapa da parceria entre Brasil e Paraguai na área de Educação Profissional em Saúde. A EPSJV enviou as profissionais Ana Margarida Campello, do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (Lateps) e Claudete Fonseca, do Laboratório de Informações e Registros em Saúde (Lires) ao país para dar prosseguimento ao Termo de Cooperação entre Países (TCC, na sigla em inglês) com apoio e recursos da Organização Pan-americana de Saúde (Opas). A iniciativa faz parte do projeto ‘Colaboración Interinstitucional para el Fortalecimiento de la Formación de Técnicos y Auxiliares como Actores Esenciales de la Atención de Salud’ que envolve também a Bolívia, além do Brasil e do Paraguai.        
          Foram três dias de Oficina onde, além de discussões sobre o perfil do trabalhador que vai atuar no setor de Registros e Informação em Saúde do país e do conteúdo necessário  para esta formação, houve um trabalho conjunto de comparação entre o Plano de curso enviado inicialmente pelo Paraguai, referente ao Curso  Técnico em Bioestatística, com os currículos dos Cursos de Registro e Informação em Saúde, da EPSJV/Brasil e da Bolívia.Este trabalho resultou na construção de uma nova proposta do Plano de Curso, começando pela mudança do nome para Técnico em Registros e Sistemas de Informação em Saúde.
A proposta consistiu numa nova organização do curso, que antes era constituído por disciplinas, passando a ser desenvolvido em módulos. Tal modificação resultou na maior integração do conteúdo, seguindo, desta forma, uma seqüência coerente no desenvolvimento do aprendizado deste novo técnico.Claudete ressaltou como foi  importante demonstrar a finalidade dos registros clínicos organizados para os profissionais que ficarão encarregados do sistema de informação.
         Essa demanda surgiu quando o Ministério da Saúde e do Bem-estar do Paraguai decidiu investir na implantação de um sistema de informação eficiente que, a partir da geração de dados relevantes, interferisse diretamente na avaliação e no acompanhamento da situação da saúde no País, iniciando-se assim a criação do SINAIS - Sistema Nacional de Informação em Saúde.      

        A EPSJV já tinha participado de outras duas oficinas — na Bolívia e no Paraguai — em novembro e dezembro do ano passado. A partir daí, o Ministério da Saúde e do Bem-estar Social do  Paraguai solicitou nova cooperação para a implantação de um curso técnico de ‘Registros e Sistema de Informação em Saúde’ no Instituto Nacional de Saúde, do Paraguai.

        Em outubro deste ano, será realizada, no Politécnico, uma reunião, com a presença dos três países, com o objetivo de avaliar as atividades desenvolvidas no TCC e discutir a possibilidade de novos projetos e linhas de cooperação.