Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV se mobiliza para Congresso da Abrasco

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) marcará forte presença no Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, que acontecerá entre os dias 13 e 18 de julho, em Salvador. Ao todo, 47 pesquisadores da Escola estão envolvidos em diversas atividades do evento: foram 40 trabalhos aprovados — 25 comunicações coordenadas, que são apresentações orais, e 15 pôsteres —, além da coordenação de quatro painéis e duas oficinas e da participação em mais 18 painéis e outras duas oficinas.

Os painéis propostos pela Escola — e aceitos pela coordenação do evento — são compostos por pesquisadores da própria EPSJV e parceiros de outras instituições. São eles: ‘Formação técnica em vigilância em saúde: princípios e práticas’; ‘Integralidade e Formação na Saúde’; ‘Inflexões dos Organismos Internacionais sobre a formação dos trabalhadores da saúde’; e ‘A Educação Profissional em Gestão para o SUS: o (im)pacto da Gestão na formação dos trabalhadores’. Além disso, pesquisadores da Escola foram convidados a integrar vários outros painéis.

Na programação pré-congresso, que acontece nos dias 13 e 14 de julho, a Escola vai coordenar duas oficinas. A primeira, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, a Opas e a Afro (representação da OMS na África), é intitulada ‘Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde’ e representa um esforço de construção de estratégias mais estruturantes de cooperação técnica nos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palop). Entre os expositores, estarão representantes do Ministério das Relações Exteriores e das Escolas Técnicas do SUS. A outra oficina, chamada ‘A Educação na Saúde e o Ensino da Saúde Coletiva: configurando e consolidando uma linha de atuações e produção de conhecimentos’, é coordenada pela Escola junto com o Grupo Hospitalar Conceição e outras instituições que também têm atuado na criação do GT de Ensino da Abrasco.

A produção da EPSJV também terá destaque no Abrasquinho. No ‘Espaço Saúde & Letras’, serão lançados três volumes da coleção ‘Educação Profissional e Docência em Saúde: A formação e o trabalho do agente comunitário de saúde’ e a última edição da revista ‘Trabalho, Educação e Saúde’. Também serão relançados os livros ‘Estudos de Politecnia em Saúde’, ‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando Trabalho, Ciência e Cultura vol. 2’ e o ‘Dicionário da Educação Profissional em Saúde’. A Escola também vai participar de uma da mesa-redonda ‘O livro na sala de aula: desafios do ensino’, que acontecerá nesse Espaço. Outras produções da EPSJV e das Escolas Técnicas do SUS também estarão expostas no estande do Ministério da Saúde no evento.