Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde é aprovado pela Capes

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) acaba de ter aprovada pela Capes sua proposta de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde. Trata-se de uma conquista que começou a ser construída quatro anos atrás, quando a EPSJV idealizou e coordenou a primeira turma do curso de especialização nessa área. “A aprovação desse mestrado significa a consolidação da Educação Profissional em Saúde como uma área de produção de conhecimento, que é estratégica tanto para a formação dos trabalhadores quanto para o fortalecimento do SUS”, explica Marise Ramos, coordenadora da pós-graduação da EPSJV.

O curso, que terá uma primeira turma já em 2008, é voltado para professores e outros profissionais que atuem ou se interessem pela área de Educação Profissional em Saúde. Em relação à legislação, esse é o segmento que engloba a formação de trabalhadores de nível auxiliar e técnico. Como campo de conhecimento, é uma área que se baseia em três dimensões: Trabalho, Educação e Saúde.

Depois de implantar o mestrado na própria sede, o próximo desafio da Escola para fortalecer ainda mais a área de Educação Profissional em Saúde será estudar a possibilidade de descentralizar o curso para outros estados e países, a partir das ações de cooperação técnica que a EPSJV já desenvolve. Segundo o diretor da EPSJV, André Malhão, o reconhecimento do mestrado mostra que é possível expandir a abrangência territorial do mestrado para as instituições que tiverem interesse nessa área. Com isso, a idéia é ajudar a formar dirigentes em Educação Profissional em Saúde tanto na Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) quanto em outras instituições das redes municipal, estadual e federal de ensino, no Brasil e no exterior. “Nosso objetivo é consolidar a Educação Profissional em Saúde como campo interdisciplinar, potencializando a produção de conhecimento e a ação estratégica nessa área. Além disso, queremos contribuir para o fortalecimento das políticas de direito ao conhecimento pelos trabalhadores técnicos em saúde”, diz.

A especialização que inspirou o mestrado foi oferecida pela primeira vez na Escola Técnica de Saúde do Centro de Ensino Médio e Fundamental da Unimontes (MG), com projeto e coordenação da Escola Politécnica. Essa experiência de descentralização contou com professores de todo o país e foi organizada de modo a permitir que trabalhadores dos serviços de saúde fizessem o curso.

No formato oferecido na Fiocruz, o mestrado terá duração de dois anos e será composto por disciplinas como “Política de Educação e de Saúde”, “Economia da Educação e concepções de formação em saúde” e “Educação Profissional no Brasil: Contextos e Questões atuais”, “Educação do adulto trabalhador”, “Pedagogia das competências” e “Historicidade da Educação dos Trabalhadores em Saúde”. Ao final do curso, os alunos deverão desenvolver uma dissertação que será avaliada por uma banca examinadora.

Comentários

Gostaria de saber quais os critérios de seleção e provável data de abertura do mestrado