Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Miguel Márquez, professor da Universidade de Havana, ministra aula inaugural da EPSJV


Márquez (à esquerda) conversa com o público durante aula
inaugural sobre promoção da saúde

Os alunos da turma de 2006 dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Saúde iniciaram suas atividades, no dia 8 de fevereiro, com a aula inaugural de um ex-representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na Nicarágua e em Cuba, o médico equatoriano Miguel Márquez. O sanitarista falou aos calouros da EPSJV sobre o tema 'Promoção da saúde: novos cenários para a formação e exercício profissional dos técnicos de saúde'.

Com 28 anos de carreira dedicados à Opas, Márquez vive atualmente em Cuba, onde leciona na Universidade de Havana, é professor honorário da Universidade do Equador e é o atual coordenador da Universitas em Cuba, uma rede internacional associada ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Dentre suas últimas publicações destacam-se livros sobre o 'Desenvolvimento Humano em Cuba 1996, 1999, 2002', 'A saúde para todos é possível' e 'A cooperação da OPS/ OMS em Cuba 1989-1996'.

Além da aula inaugural, durante sua visita à Escola Politécnica, entre os dias 6 e 10 de fevereiro, Miguel Márquez foi entrevistado por equipes de profissionais da Escola. Foram três entrevistas, uma para o projeto 'Memórias dos 20 anos da EPSJV', outra para o periódico científico 'Trabalho, Educação e Saúde', sobre o tema 'Os projetos de reforma sanitária no século XX: a experiência cubana' e a última para a Revista da RET-SUS.