Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Missão a Cabo Verde consolida novas iniciativas de cooperação técnica

Entre os dias 15 e 19 de novembro, a EPSJV participou de uma missão a Cabo Verde com o objetivo de estabelecer novas cooperações técnicas entre a Fiocruz e os Ministérios da Saúde, da Educação e a Universidade de Cabo Verde. Durante as reuniões realizadas, os dirigentes do país africano apresentaram suas demandas à delegação brasileira, baseadas na expansão e no fortalecimento dos setores da saúde e da educação caboverdeanos.

Entre as demandas de cooperação expostas estão: assessoria para estruturação e implantação de uma Escola Nacional de Saúde (que será responsável pela formação de técnicos médios, vinculada à Universidade de Cabo Verde); organização curricular; elaboração de material educacional e definição do perfil profissional nas áreas de enfermagem, diagnóstico laboratorial, radiologia, saúde bucal, gestão do sistema de saúde, vigilância em saúde e registros de informação em saúde; organização de uma pós-graduação lato sensu na EPSJV (com apoio à formação docente) e participação de docentes brasileiros nos cursos técnicos a serem implantados na Universidade de Cabo Verde.

Fizeram parte da missão da Fiocruz a vice-presidente de ensino, informação e comunicação, Maria do Carmo Leal, o diretor da EPSJV, André Malhão, e a coordenadora de cooperação internacional da Escola, Anamaria Corbo. Durante a visita, a equipe encontrou-se com a embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Maria Dulce Barros.

Em março de 2008, haverá uma nova missão a Cabo Verde, quando será finalizada a elaboração de um diagnóstico situacional das demandas e necessidades de formação, definido em um plano estratégico de cooperação. Em abril de 2008, a delegação caboverdeana virá à Fiocruz para realizar a construção de um plano de trabalho definitivo da cooperação.