Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Monografia de estudante do curso técnicoda Fiocruz vira livro sobre clonagem

Aos 17 anos, Danielle Cabral Bonfim escreveu a monografia 'Clonagem para fins terapêuticos: benefícios e riscos'. O trabalho, além de ser uma exigência para a conclusão do Curso Técnico em Histologia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, foi uma experiência que confirmou o talento da estudante para a pesquisa científica.

Hoje, aos 20 anos, Danielle não só continua interessada no tema como tem o seu trabalho publicado pela Editora Interciência, sob o título Clonagem - benefícios e riscos. Lançado em maio, o livro tem como objetivo informar e inserir a sociedade nas complexas discussões sobre os caminhos que as novas biotecnologias devem tomar.

Com uma linguagem simples, a publicação pretende atingir também o público não-especializado. 'A monografia tinha muitos conceitos biológico e um vocabulário técnico. Para editar o livro, mudei para uma linguagem mais acessível e incluí os avanços mais recentes', diz a autora.

A nova Lei de Biossegurança, sancionada em março de 2005, foi incluída no livro. Segundo o professor e pesquisador Silvio Valle, que orientou Danielle em sua monografia, a inclusão de questões envolvendo as células-tronco e a clonagem humana nesta Lei geraram o ápice da polêmica existente sobre o tema. 'Este livro é uma obra original, sendo indispensável a todos os interessados no processo sustentável e ético das ciências da vida', garante o pesquisador.

Danielle Cabral Bonfim ingressou, em 1999, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, onde realizou o Ensino Médio concomitante ao Curso Técnico em Histologia. Foi estagiária no Laboratório de Hanseníase do Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz.

No ano de 2002, desenvolveu, como requisito básico para a conclusão do curso, a monografia intitulada 'Clonagem para fins terapêuticos: benefícios e riscos', ora transformada em livro.

Atualmente, aos 20 anos, realiza curso de Ciências Biológicas Modalidade Médica, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e estagia no Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho.